Dessilani Gattinara Riserve 2003

Cristiano Orlandi do Vivendo Vinhos nos traz este italiano do Piemonte: “Na última quinta participei de uma degustação de vinhos da Dessilani, produtor italiano do Piemonte, que está recém chegado ao Brasil através da Importadora Mercovino. Um vinho feito com a Nebbiolo, mas sem a característica de corpo abundante e carga tânica elevadíssima que um Barolo tem, mais elegante sem perder a potência. Um vinho espetacular e muito gastronômico”

vivendo-vinhos
Vivendo Vinhos, Cristiano Orlandi


O território de Fara foi terra do vinho durante séculos. De fato, as origens de Fara e de vinificação e também da família Dessilani, remontam aos romanos. A história conta que uma batalha campal ocorreu entre os cônsules e Mario Silla precisamente nesta área. Vitorioso Silla decidiu doar lotes de terreno para os soldados que haviam lutado com bravura: assim, a origem do “sillani”, que mais tarde mudou para “dei sillani” e depois em “desillani” ou “dessilani”.
A mais recente história da família Dessilani, aconteceu há nove gerações. O progenitor, Giuseppe, foi um notável produtor de vinhas já no início do século XIX.
Hoje em dia Dessilani possui 50 hectares de vinhas e produz 300 mil garrafas ao ano.

A foto do topo é da cidade de Fara Novarese, sede da Dessilani no Piemonti.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.