Eureka Chardonay 2016

Um vinho branco Siciliano super divertido

Eureka: encontramos bons vinhos brancos na Itália!

Comumente, quando pensamos em vinhos italianos, logo vem à memória Chianti, Barolo, Barbaresco, Brunello di Montalcino, Primitivo di Manduria, etc. Mas o mundo do vinho italiano é imenso e para nós brasileiros, existem ainda muitas descobertas.

Eureka, exclamação de surpresa, de achado, de espanto, é também um alegre vinho branco da região Siracusa na Sicília. Um vinho de tom mineral, bem seco, refrescante e com a personalidade elegante da uva Chardonnay. Foi produzido através de técnicas biodinâmicas pelo produtor Marabino. Ele é perfeito para um final de tarde de calor. Esta garrafa da foto foi provada em Roma no hotel Raphael.

Marabino é um jovem produtor da região de Siracusa na costa leste da Sicília.

Segundo a Wikipedia a origem da exclamação Eureka é muito interessante: A palavra “eureka” foi supostamente pronunciada pelo cientista grego Arquimedes (287 a.C. – 212 a.C.), quando descobriu como resolver um complexo dilema apresentado pelo rei Hierão. O rei queria saber o volume de ouro em sua coroa. Arquimedes sabia que para isso deveria determinar a densidade da coroa e comparar com a densidade do ouro. O problema complicado era como medir o volume da coroa sem a derreter. Arquimedes descobriu a solução quando entrou numa banheira com água e observou que o nível da água subia quando ele entrava. Concluiu então que para medir o volume da coroa bastava mergulhar a coroa em água e calcular o volume de água deslocado, que deveria ser equivalente. Conta-se que ele saiu nu, correndo pelas ruas e gritando eufórico: “Eureka! Eureka!” (Achei! Achei!). “O Princípio de Arquimedes” foi como ficou conhecida a descoberta do grande cientista grego.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More