O vinho de 2009 do blog NOSSO VINHO

Este post atende a proposta de Alexandre Frias do Enoblogs, criar  O Maior Post do Mundo. A contribuição do blog NOSSO VINHO é este Ca’Marcanda Magari 2005.

A idéia do Alexandre Frias é publicar em um único post os melhores vinhos do ano na opinião dos blogueiros que participam do Enoblogs.

Vamos a história do vinho:

Ângelo Gaja, tradicional produtor do Piemonte, muito bem sucedido com seus Barolos e Barbarecos que atingem qualidade e preços fantásticos no mercado, decidiu produzir Super Toscanos e escolheu uma propriedade em Maremma, litoral da Toscana. O primeiro problema de Gaja foi convencer o antigo proprietário da fazenda a lhe vender o imóvel. Tal feito exigiu muitas horas de negociações e de forma irônica, Ângelo Gaja batizou a fazenda de Ca’Marcanda, que no Piemonte significaria “Casa da Interminável negociação”. Já a palavra Magari em italiano pode assumir muitos significados, como “talvez”, “quem sabe”, ou mesmo “quem me dera”.

O Ca’Marcanda Magari é um vinho que faz parte dos meus sonhos e tem significados místicos para mim.  Explico em poucas palavras: Durante anos sonhei com uma viagem à Toscana, uma viagem perfeita com a minha mulher e finalmente realizamos em 2008. Na cidade de Florença fomos jantar em um pequeno restaurante à beira do Rio Arno, por indicação do consierge do hotel. Quando chegamos ao restaurante, fiquei surpreso com o nome: NOVE, o meu número preferido. A noite estava perfeita e foi a síntese da realização do sonho. O dono do restaurante nos indicou o Ca’Marcanda Magari que estava fantástico. Muito depois vim a saber da história do nome Ca’Marcanda e do significado Magari. Nas ocasiões especiais estou sempre acompanhado desse vinho, desejando voltar à Toscana com a minha mulher… Magari.

O Restaurante da viagem dos sonhos em Florença. Pequeno e charmoso.
O Restaurante da viagem dos sonhos em Florença. Pequeno e charmoso.

No início desse ano, um grupo de amigos resolveu realizar uma estravagância e beber os vinhos de uma vida em uma noite, claro que o Magari estava entre eles. Sua entrada foi estrondosa, o Ca’Marcanda Magari 2005 estava muitíssimo perfumado, com várias camadas de sabor que vão ampliando na boca. Taninos fortes e bem integrados. Na minha opinião é a máxima representação da Toscana.

O Rótulo simples e estiloso, característico dos vinhos de Gaja.
O Rótulo simples e estiloso, característico dos vinhos de Gaja.

Segundo pesquisei o Ca’Marcanda Magari é produzido com 50% Merlot, 25% Cabernet Sauvignon e 25% Cabernet Franc, em solo de terra branca. Descança por 18 meses em barricas de carvallho e 6 meses em garrafa.

Além do significado pessoal, o Ca’Marcanda é mesmo um Super Toscano espetacular, feito no estilo de Bordeaux, com o sotaque italiano e a classe de Angelo Gaja.

A única foto que encontrei da fazenda Ca'Marcanda em Maremma.
A única foto que encontrei da fazenda Ca'Marcanda em Maremma.

A foto do topo foi tirada à beira do Arno ao por do sol.

Entre aqui e veja o Maior Post de Vinho do Mundo, com 34 opiniões e mais de 230 vinhos.

1 comentário
  1. peter Diz

    Paulo.

    Só esqueceste de dizer que este vinho se bebe de joelhos agradecendo por ter saúde, inclusive a financeira e, principalmente, saber apreciar a maravilha que é este vinho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.