Michele Chiarlo ‘La Court’, Barbera d’Asti Superiore Nizza DOCG 2009

Hoje apresentamos o melhor Barbera D’Asti já provado pelo Nosso Vinho.Em primeiro lugar este Barbera não é um vinho comum e sim um “Icon Cru” do Michele Chiarlo, um dos seus vinhos top 5. Ele tem uma denominação de origem especial: Barbera d’Asti Superiore Nizza DOCG.  (Foto). Produzido na comuna de Castelnuovo Calcea, com solo de argila e calcário o que confere um tom mineral ao vinho.O aroma é muito profundo de café e cereja, na boca um vinho super sedoso, elegante, levemente refrescante, com final longo de café e especiarias. Ficamos muito impressionados, pois não se trata de um Barolo e sim de um Barbera. O preço aqui no Brasil é um pouco extravagante, em torno de R$ 650 nesta data, importado pela Zahil

Michele Chiarlo é um produtor do Piemonte, da cidade de Asti, com plantações em Asti e Gavi. Michele Chiarlo é uma empresa familiar que está na quarta geração de administradores. Eles plantam todas as uvas da região: Moscato, Nebbiolo, Cortese e Barbera.  É um produtor estiloso, que faz vinhos bons, não importa se são top de linha ou vinhos do dia a dia. Uma das características muito marcantes do Michele Chiarlo é o cuidado especial com a apresentação de seus vinhos, sendo os rótulos verdadeiras obras de arte.

As duas colinas, lado a lado, cortadas ao ponto por um círculo de ciprestes, sugeriam sensações mágicas. Pensei em um céu noturno cheio de estrelas, atravessado por misteriosos contornos de órbitas, planisférios, presenças. Então as estrelas se sobrepuseram nos cruzamentos das linhas como se marcassem a reunião, como rotas de um mapa estelar.

Giancarlo Ferraris, designer de rótulos.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.