Altano Reserva 2006

Acabei de receber alguns catálogos e folhetos da Mistral que estão realmente maravilhosos, menos os preços é claro, que estão bem altos, tanto por conta das taxas de importação como pela alta do Dólar. Meu consolo é que ainda é mais barato que tomar bons vinhos em restaurantes, coisa que tenho feito muito pouco neste ano. Como prometi, ao longo desta semana vou destacar alguns vinhos.
Antes de iniciar este post quero lhes contar que ontem estava assistindo ao programa da TV Ideal, Confraria Ideal, onde dois amigos participavam de uma conversa gostosa sobre vinhos com outros dois experts no assunto. Um deles era o Federico, argentino, (ninguém é perfeito), amante dos vinhos, ex-residente da Itália e uma pessoa muito amável, com uma conversa deliciosa. O outro amigo era o Alexandre Frias, empresário da comunicação digital, ainda garotão, empreendedor do Enoblogs, um portal indexador de mais de 70 blogs sobre vinho e editor de um blog muito bom o Diário de Baco.  O Alexandre conta nesta entrevista que iniciou o seu blog como se fora um arquivo pessoal de vinhos. Assista a entrevista, mas faça-o logo, porque acredito que eles Irão tirar do ar em breve:

Veja o Vídeo aqui

Estes posts sobre os vinhos anunciados pela Mistral são uma espécie de pré compra, ou seja,  estou escolhendo os vinhos que ainda não conheço e que vou comprar.
O desta noite é um Douro Português, o Altano 2005. Chamou a atenção por vários motivos: Primeiro é do Douro, uma região que gosto muito, pois entrega vinhos poderosos. Depois porque é feito pela família  Symington, um dos mais bem sucedidos e admirados produtores de Portugal e finalmente porque a critica internacional coloca o Altano como um vinho de excelente custo benefício.
A família Symington é poderosa e possui muitas vinhas em Portugal, o Altano vem da Quinta do Sol e suas uvas são escolhidas a mão.  Feito com um mix simples de Touriga Franca 80% e Touriga Nacional 20%, este douro estagiou por dez meses em barricas de carvalho.  Esta versão que me refiro é o Altano Reserva, indicado como um dos 100 melhores vinhos de 2006. Para os que não tem preconceito, ele pegou 91 RP.
Depois que eu beber o vinho, retorno aqui para dar impressões detalhadas e dizer se realmente ele é tão gostoso quanto bem falado.

A foto de cima é o reflexo da cidade do Porto nas águas do Rio Douro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.