Grilos 2006

O objetivo central deste blog é colecionar o vinho dos amigos, organizando muitas experiências em um só lugar. A Marguerita é uma amiga virtual, que conheci no Facebook. Marguerita vive em Nova York e é incrível artista plástica. Ela já contribuiu outras vezes com o NOSSO VINHO. Marguerita também tem um blog muito interessante que você pode conhecer aqui: http://thepoignantfrog.blogspot.com/. Você pode também conhecer a participação da Maguerita no NOSSO VINHO através deste LINK.

Bem ela nos enviou este vinho português do Dão com os seguintes dizeres:

Esbarrei numa garrafa de O Grilo,um vinho Portugues,  provei e gostei e do rotulo também. Vinho foi comprado na Casa Oliveira, especializada em vinhos portugueses em New York.

Marguerita também enviou a ficha do vinho em inglês:

Winery: Quinta dos Grilos

Region: Portugal

Appellation: Dao

Grape Varieties: Touriga National, Alfrocheiro

Ageing: 6 Months in French Oak

Description: The color is an intense ruby. The aroma shows notes of red fruits like black cherry and raspberry. In the mouth it has an excellent structure and balance between acids and tannins.

Abaixo um pouco da história da Quinta dos Grilos que pesquisei no site da Dão Sul, proprietária da Quinta: (em Português castiço)

A marca da Quinta dos Grilos é sobejamente conhecida dos enófilos portugueses, dando nome a um vinho do Dão, produzido na pequena aldeia de Tonda, desde meados da década de noventa.

O seu proprietário era o Dr. Manuel Ferraz da Costa, que a partir de 1988 deu início a um projecto vitivinícola com a criação da empresa Sociedade Agrícola do Casal de Tonda, S A .

Em Setembro de 2001, nas vésperas de mais uma vindima, um dos accionistas da Dão Sul adquiriu todas as parcelas de vinha da dita sociedade aos herdeiros de Ferraz da Costa, iniciando, então, mais um projecto de produção de vinhos de quinta na região do Dão. A área de vinha ronda os 17 hectares , distribuída por 7 parcelas distintas, entre as quais a Quinta dos Grilos, que os novos proprietários decidiram adoptar como nome genérico de todas as parcelas de vinha. A primeira tarefa que tiveram pela frente foi verificar as uvas da colheita de 2001, realizada na pequena mas funcional adega da própria quinta, Finalizada a campanha foi decidido, de imediato, dedicar toda a atenção à recuperação dos vinhedos que, devido a algumas vicissitudes, se encontravam enfraquecidos, não obstante a sua juventude. Também foi decidido enxertar cerca de 5 hectares , que se encontravam a aguardar novas plantações. Findo esse trabalho, a Quinta dos Grilos passou a dispor de cerca de dois terços de castas tintas e um de castas brancas nobres do Dão, implantadas numa das melhores zonas da região de Tondela. Pretende-se, deste modo, recuperar a qualidade dos vinhos que já foram famosos e contribuir para o reconhecimento de uma sub-região do Dão com enorme potencial. A primeira colheita desta nova fase já chegou ao mercado, depois dos vinhos terem estagiado em barricas novas de carvalho francês durante vários meses, tendo merecido as melhores referências dos especialistas e consumidores. Presentemente estão a ser preparadas infra-estruturas para receber visitantes, não só para proporcionar provas e venda de vinhos no seu local de produção, mas principalmente para dar a conhecer uma paisagem natural de grande beleza, muito preservada e longe do bulício das grandes vias de comunicação.

Grilos 2006

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More