Luis Pato Baga Tinto 2005

Monica envia a recomendação desse vinho português da região de Bairrada:

“Ontem, tomamos este vinho tinto português, Luis Pato 2005. Não ?conhecíamos este vinho, mas a experiência acompanhada com um ragout de  cordeiro foi muito agradável.”

Luis Pato é um dos maiores nomes da vinicultura portuguesa e conseguiu domar a uva Baga. Originalmente esta uva da Bairrada oferece vinhos muito adstringentes, mas Luis Pato consegue criar vinhos bem equilibrados e perfeitos para acompanhar carne. Uma bebida aromática, com toques de chocolate e uma excelente relação custo benefício.

Luis Pato Baga
Luis Pato Baga

Outras referências a Luis Pato aqui no NOSSO VINHO

6 Comentários
  1. Savio Diz

    Luis Pato realmente colocou a Bairrada no mapa, seus vinhos sao excelentes porem, para o meu gosto, muito modernos, o que nao tem nada a dizer quanto `a qualidade do vinho e o talento do "winemaker". Numa degustacao cega eu nao poderia jamais advinhar a origem nem a cepa para os vinhos do Pato, o que nao e' o caso com os vinhos de 100% Baga produzidos por Mario Sergio Alves, Quinta das Bageiras, seguramente que seus vinhos precisam de mais tempo para amaciar os taninos, porem sao autenticos em todos os sentidos e porque nao raros: pura Baga e puro portugues em carater e personalidade. Sao produzidos tradicionalmente em lagares de cimento e envelhecidos em grandes toneis de carvalho, nada de inox nem barrica nova. Nao sei se sao importados no Brasil. A industria vinicola de Portugal esta atravessando uma grande revolucao e evolucao, e espero que isso venha a mostrar para o mundo o potencial e a qualidade de suas cepas autoctones e das traticoes regionais de vinificacao. O mundo dos vinhos nao precisa de um novo pais produzindo Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay em barricas de carvalho novo.

  2. Savio Diz

    Paulo,

    se voce me permite, eu gostaria de fazer uma pergunta para voce e seus leitores:
    Onde/como que voce compra o seu vinho? Numa loja/importadora(s), usando a assistencia talves de um mesmo profissional que entende sua preferencia e sempre recomenda um novo produto de acordo com estilo do client, etc, no supermercado ou pela internet?
    Obrigado pela resposta e recomendacao.

    1. Paulo Diz

      Savio, não sei realmente qual é o hábito da maioria. Eu costumo comprar em lojas especializadas e só compro por internet ou telefone quando sei exatamente o que quero. Costumo comprar vinho mensalmente. Muitas vezes simplesmente bebo no restaurante. Pelo tamanha das áreas de vinho nos supermercados acredito que muita gente compre lá também, embora nesse caso as opções são mais simples, para o dia a dia, como se diz.

  3. Peter Wolffenbü Diz

    Paulo, este é um dos grandes ícones da região da Bairrada. Região um pouco abaixo do Dã, no no litoral. Domínio absoluto da tinta Baga, muito semelhante ao Tannat produzido no Uruguai e na região de Madiran, França. Uma casta com taninos extremamente realçados, necessitando de muitos anos de garrafa para acalmá-los. Ali, até pouco tempo atrás, produzia-se um vinho para consumo local, sem muitos cuidados na vinificação. Durante anos foi considerada uma região secundária na produção de vinhos de qualidade. Luiz Pato, a Dão Sul, a Campo Largo, entre outras revigoraram a região. Hoje se produz vinho da melhor qualidade, este é um deles. Os brancos desta região são excelentes, principalmente os que têm a sua origem na casta Bical, m=lembre-se deste nome quando fores aventurar-te pelos brancos de Portugual. Interessante, também, é acompanhá-los com o prato local o leitão da Bairrada, famoso por lá. Última dica é lembrar que bem perto dali, onde o Dão encontra-se com o Douro, temos a melhor região de espumantes de Portugual, entre elas a Murganheira, minha preferida.

  4. Savio Diz

    Paulo,
    O vinho que voce compra pela internet e' entregue na sua casa por um veiculo climatizado?
    O motivo da minha pergunta e' em relacao a consumidores que moram em Brasilia, por exemplo, e ordenam vinhos de uma importadora em Sao Paulo, seria este transporte de SAO para BSB efetuado em condicoes climaticas corretas? Obviamente eu nao moro no Brasil ha muitos anos e realmente nao sei como funciona este transporte.

    1. Paulo Diz

      Savio, eu não tenho notícia desse tipo de serviço. Os vinho que recebo nunca estão climatizados, mesmo quando invisto 100, 200 ou 300 Dólares em uma garrada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More