Quinta Mendes Pereira Touriga Nacional Reserva 2005

Raul e Joel Carvalho, bloggers portugueses e estudantes de enologia fazem mais uma contribuição ao Nosso Vinho. Eles destacam um vinho da casa Mendes Pereira através deste post completo:

Trata-se de um lote 100% Touriga Nacional. As uvas foram colhidas em caixas de 22 kg da parcela de Touriga Nacional mais bem localizada na Quinta, depois tiveram desengace total, esmagamento e fermentação em depósitos de inox com temperatura controlada e maceração prolongada e cuidada para melhor expressão da tipicidade da casta, nomeadamente ao nível aromático e estrutural. A fermentação maloláctica ocorreu nas barricas de carvalho francês semi-novas e uma pequena percentagem de carvalho americano onde o vinho esteve depois um ano em estágio, a que se seguiu novo estágio em depósitos de inox por mais um inverno e posterior engarrafamento com envelhecimento em cave durante um período mínimo de 6 meses. Até ao engarrafamento teve apenas estabilização natural e uma ligeira filtração de modo a manter todo o seu potencial, pelo que pode ganhar depósito durante o envelhecimento em garrafa.

Tanto a Quinta Mendes Pereira, quanto nossos amigos Raul e Joel, são de Carregal do Sal, Viseu em Portugal. Conheça um pouco mais da Quinta e da cidade através das fotos abaixo. Para saber mais sobre a Quinta Mendes Pereira e sobre os vinhos de Portugal, visite o blog Do Nariz a Boca. Joel e Raul estão fazendo um excelente trabalho. Lá você também vai encontrar a nota de prova deste vinho.

foto_vinha-suljpg
Quinta Mendes Pereira

foto_videiras-novas-tourigajpgVinhedos da Quinta Mendes Pereira

4900729jpgCarregal do Sal

4900871jpgCarregal do Sal.

Vinhedos da Quinta Mendes Pereira

4 Comentários
  1. Joel e Raul Carvalho Diz

    Agradecemos nós por estar também a divulgar o nosso blog. Esperamos que todos gostem da prova e que comentem a prova no blog.

    Abraços

  2. Catarina Diz

    Achei este vinho fabuloso. Provei-o num restaurante da Lapa, e de seguida comprei 3 garrafas no El Corte Ingles.
    Recomendo vivamente.
    São vinhos como este que me fazem acreditar que o Dão é a região que está a dar a volta por cima, ao contrário mda mediania que se encontra mais ao sul. Os vinhos são sistematicamente mais baratos e de uma agradabilidade francamente superior.

    1. Paulo Diz

      Catarina, obrigado pela visita e comentário. Venha sempre ao NOSSO VINHO.
      Abraço
      Paulo

  3. FATIMA MARQUES Diz

    FICO FELIZ DE VER O QUE O SR MENDES PLANTOU!
    ABÇ

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.