Tinto da Anfora Grande Escolha 2006 #cbe

Esta é a primeira vez que participo da Confraria Brasileira do Enoblogs e confesso que estou um pouco nervoso por escrever este post, afinal a turma que faz parte da confraria é muito especializada e a minha análise sobre o vinho é bem amadora. O tema do mês é focado em vinhos de 3 cepas.

Bem, seguindo o estilo do NOSSO VINHO, este vinho tem uma história. ele foi indicado por um grande amigo, um verdadeiro irmão o Alcir. Eu e Alcir nos conhecemos a muitos anos e trabalhamos juntos por mais de 14 anos. Ele como eu é apaixonado por vinho, mas de um jeito simples, sem frescuras. Segundo o Alcir este é um bom Alentejano, potente em função do seu teor alcoólico de 14,5o

Eu nunca havia experimentado o vinho até que decidi comprar uma safra super jovem, a 2006. O que me impressionou foi a excelente combinação de fruta e carvalho, onde estagiou por 18 meses. O vinho tem taninos bem integrados ao sabor, apesar do forte teor alcoólico mostra-se macio, redondo. Seu final deixa um toque de baunilha e dá alegria, pois não é um vinho de alto custo. Os amigos portugueses vão reclamar que um vinho jovem como esse não deveria ser aberto agora, mas garanto que estava ótimo.

O blend do Tinto da Anfora Grande Escolha é 60 % Aragonez, 30 % Touriga Nacional e 10% Cabernet Sauvignon. Leva este nome pois suas uvas são seleccionadas especialmente para ser uma “grande escolha”.

Comprei este vinho na Casa Santa Luzia em São Paulo.

A Bacalhoa é um dos maiores produtores de vinhos de Portugal, uma de suas quintas é a Herdade Ânfora…

Ao lado da vinha da Herdade das Ânforas encontra-se o centro de vinificação dos vinhos do alentejo da Bacalhoa Vinhos de Portugal. É dotado de moderna tecnologia, com uma capacidade de 1,5 milhões de litros e um sistema operativo que maximiza a suavidade do transporte das uvas, massas vínicas e vinhos garantindo que todo o processo de vinificação decorra suavemente (Nota do fabricante)

 

Tinto da Anfora Grande Escolha 2006.

 


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.