Siepi 2016, um super toscano que você precisa conhecer.

O Siepi, foi um dos primeiros vinhos de alta qualidade que eu conheci no início de 2008. Naquela época o Blog NOSSO VINHO era apenas um projeto na cabeça e algumas anotações. 10 anos depois, o NOSSO VINHO tem milhares de vinhos cadastrados e hoje tenho o privilégio de escrever sobre a safra 2015 desde grande vinho da Toscana.

A família Mazzei é muito influente no Consórcio do Chianti o Castello di Fonterutoli, contratado por eles é um ícone da Toscana.

Vamos ao vinho. Siepi é um super vinho, feito com Merlot e Sangiovese, em proporções iguais, 50%/50%. Musculoso, poderoso e cheio de sabores, com super concentração de frutas maduras. sabor de especiarias, café expresso e carvalho tostado. Suas videiras tem cerca de 30 anos de idade e foram produzidas apenas 38 mil garrafas desta safra. 

 

Este Siepi foi provado em um restaurante na cidade de San Gimignano, perto de Florença.

San Gimignano um destino obrigatório para quem vai à Toscana.

Há uma hora de Florença, cerca de 60 Km, San Gimignano é uma cidade feudal lindíssima. Pequena e no topo de uma montanha, guarda ainda muito da idade medieval, quando 72 torres foram construídas, como símbolo das famílias que dominavam a cidade. Hoje, infelizmente só 14 torres estão de pé. Mas é preciso saber que San Gimignano não tinha este nome quando foi fundada 3 séculos antes de Cristo pelos Etruscos. O nome original era Silvia, que foi mudado pelo Bispo Geminianus, de  Saint of Modena. Como sempre a Igreja construindo sua dominação por toda a região.

Nós gostamos muito da visita a San Gimignano que você pode fazer em um único dia e pode até mesmo hospedar-se na cidade pois existem 2 bons hotéis. Muitas lojinhas de artesanato local, dá a impressão que tudo foi feito na China, e algumas lojas de sapato e couro. Aliás, você precisa saber que a cidade recebeu Dante Aliguieri e seu ápice ocorreu na idáde média, Porem sua quase destruição também ocorreu naquele tempo com a peste negra, Eu quase que pude ver isso quando andei pelas estreitas ruas da cidade. Lá sua imaginação pode voar e você pode achar que aquela era a cidade do Pinocchio, vendo tantas estatuetas e marionetes  do personagem nas lojas da cidade. Porém a hipótese mais provável é que o autor das “Aventuras de Pinocchio”, Carlo Collodi, tenha se inspirado em  Colle di Val d’Elsa, perto dalí e onde ele estudou.

Quando visitar a cidade de San Gimignano não esqueça de visitar a Gelateria Dondoli, conhecida por fazer o melhor sorvete de todo o mundo. (algo que eu não concordo, mas tudo bem eles ganharam vários concursos mundiais).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.