Tenuta delle Terre Nere Etna Rosso 2014

Esta denominação de origem não traz exagero, realmente o Eta Rosso é feito nas terras do Monte Etna na ilha de Sicilia, pertencente a Itália. O mais legal sobre esta vincula que fica em altas altitudes, é que algumas vinhas são tão antigas que são anteriores a Filoxera, uma mal, uma praga que quase destruiu por completo a vinicultura no final do século XIX. Não entrarei aqui nos detalhes da filoxera, mas trata-se de um inseto minúsculo que em um ciclo de vida bem complexo, destrói as vinhas sugando sua seiva. Um horror para quem ama vinicultura. Imagina um solo de terra vulcânica com a agressividade do clima extremo, veja as fotos.

Feito com as uvas locais : 95% Nerello mascalese, 5% Nerello cappuccio, um vinho bastante intenso e aromático, com aroma de terra molha e carvalho tostado. No paladar é sedoso, musculoso e final de especiarias com tabaco. Boa pedida. Provamos no jantar de aniversário do Antonio, com muita Pizza.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More