Conheça os últimos 5 tipos de uvas.

Ao longo do mês, com pesquisa no livro de Matt Skinner: SEM SEGREDOS, fiz uma coleção de posts sobre 39 tipos de uvas viníferas, aqui as cinco últimas.

Negroamaro

Uma uva originária do sul da Itália, traz aromas de alcatrão, cereja, especiarias e terra. Pode ser encontrada na Austrália e Estados Unidos.

Pinotage

Seu lar é a África do Sul e é um cruzamento entre a Pinot Noir e a Cinsault. Uma uva que produz vinhos com aromas de fruta madura, encorpado e próprio para carne.

Primitivo / Zinfandel

Primitivo na Puglia e Zinfandel na Califórnia as uvas são geneticamente idênticas. Possui um aroma adocicado de frutas, de couro e violetas. O Primitivo é muito mais contido que seu irmão Americano.

Por muitos anos pensava-se que eram uvas diferentes, mas foram os testes de DNA que revelaram essa similaridade genética. Como são realmente diferentes na intensidade, fica claro que o Terroir faz a diferença.

Pinot Neunier

Essa uva adicionada a mistura de Chardonnay e Pinot Noir dá o toque especial à Champagne.

Touriga Nacional

Mais uma nota deste autor: Eu adoro os vinhos feitos com essa uva! É a base da vinicultira portuguesa, inclusive para os vinhos fortificados do Douro. Exatamente como o Cauvignon, chama uma uva parceira para ser suavizada. Profunda cor, quase uma tinta, a Touriga Nacional, que também é chamada de Tempranilo e Aragonês produz vinhos intensos e marcantes, com muita fruta.

2 Comentários
  1. Vítor Ferreir Diz

    Touriga Nacional NÃO é a Tempranillo nem muito menos Aragonesa.

    Touriga Nacional não existe em Espanha, é PORTUGUESA.

    TINTA RORIZ é sim a Tempranillo ou Aragonesa.

    1. Paulo Queiroz Diz

      Caro Vitor.
      Ainda bem que este blog tem leitores atentos como você que podem corrigir besteiras como essa. Nem irei corrigir o post, para manter aqui a sua correção.
      Obrigado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.