Frey-Sohler Riesling Vin D’Alsace 2011

0 No tags Permalink 1

 

Riesling leve e gostoso.

 

Os vinhos da Alsácia são pouco retratados aqui no blog, pois não tenho o hábito de bebe-los. Entretanto já tive a oportunidade de escrever sobre esta região que está localizada hoje no nordeste da França.  A Alsácia foi dominada pela Alemanha e pela França sucessivamente muitas vezes. Hoje a cultura francesa e os nomes alemães constituem uma região vinícola única, pois seus vinhos não são encontrados em outras regiões da França ou Alemanha. Os vinhos da Alsácia são na sua maioria embalados em garrafas de estilo alemão, com nomes alemães e os consumidores menos informados tendem naturalmente a pensar que se trata de vinho alemão e não francês, por mais que os produtores usem as cores da França em seus rótulos. Nesta região, os vinhos levam o nome das uvas e não das cidades ou aldeias onde são produzidos, como é o caso deste Riesling.

Uma região fria, muito seca com uma variedade imensa de solos, que produz vinhos secos ou meio secos, sobretudo com as uvas Gewurztraminer, Riesling, Pinit Gris, Muscat, Pinot Balnc e  outros nomes ainda mais complicados e mais difíceis de encontrar aqui no Brasil. Existe ainda uma produção pequena de Pinot Noir. A área produtora está concentrada ao longo da margem esquerda do Rio Reno e se divide entre Baixo Reno e Alto Reno. A conhecida Rota do Vinho da Alsácia está próxima da cidade de Marlenheim, a noroeste da cidade de Estrasburgo, lugar de vilas medievais no estilo dos contos de fadas.

Nosso vinho branco francês de hoje é um Riesling produzido por Frey-Sohler, localizado a 50 km da cidade de Estrasburgo. O negócio de muitos anos é conduzido por Damien e Nicolas Sohler. É um vinho simples, muito seco e fresco, um tanto picante, com aromas de pêra, limão e especiarias.

Frey-Sohler2

1

Não há comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *