Bad Boy 2006

0 No tags Permalink 0

No início dessa semana o Pedro Assumpção, uma amigo apaixonado por vinhos franceses, entrou na minha sala com uma garrafa na mão e disse: “Pesquise sobre esse vinho, você vai se divertir”.

Ele trazia uma garrafa de rótulo estranho com uma ovelha negra ao lado de uma placa indicando GARAGEM e um nome ainda mais estranho: Bad Boy 2006

Veja em que história interessante está inserido esse vinho.:

Jean Luc Thnevin já foi DJ, restaurateur, e proprietário de Loja de Vinho. Em 1991 decidiu por comprar uma minúscula propriedade em Saint Emillion de 1,5 hectares. Nela Começou a produzir o Chateau Valandraud, em quantidade minúsculas, algo como mil e tantas garrafas. Ele produzia o vinho em sua casa. Chateau Valandreaud foi taxado pelos detratores como “Vinho de Garagem”. Porém rapidamente todos perceberam que o  Chateau Valandreaud tinha uma qualidade altíssima. Thnevin é muito esperto e iniciou o movimento dos Vinhos de Garagem, vinhos de baixa produção, alta qualidade e naturalmente, pelas regras da economia, com alto preço. Outros vinhos franceses entraram para o movimento do vinho de garagem, como o Château La Mondotte, e o Le Pin. Robert Parker apelidou Thnevin de Bad Boy o que deu uma nova ideia a Jean Luc. Produzir esse vinho fora dos padrões de Saint Emillion, agora com uma quantidade maior de 40 a 70 mil garrafas.

Jean Luc Thnevin possui um blog, como outro qualquer, onde ele promove seu trabalho e os vinhos de garagem. Lá ele escreveu que o Bad Boy 2006 é feito com 100% Merlot com uvas vindas de 3 diferentes propriedades de  Fronsac e Pomerol. A Safra de 2006 saiu mais civilizada, menos potente e mais elegante que a 2005. Foram produzidas apenas 70 mil garrafas.

Curioso foi que ao começar a pesquisa recebi um email do José Aurélio, outro amigo entusiasta do vinho e colaborador do NOSSO VINHO. Ele escreveu:

Bad Boy 2006:  Como o vinicultor protegeu as vinhas do excesso de chuva com uma lona, cobrindo o vinhedo, não deixaram usar a denominação específica,,, Saiu Apellation Bordeaux Controlle….Só sei o seguinte, que bom que o cara usou a lona….. Rs…. Uma curtição o vinho…. Está verde ainda, mas tem aquele queimado, mais o tabaco de Bordeaux, numa medida certíssima…

Com vocês o Bad Boy 2006:

Na França, um vinho de 15 Euros

Na França, um vinho de 15 Euros

0

Não há comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *