A batalha do Ano: Château Cheval Blanc 1999 vs Domaine de la Romanée Conti – Echezeaux 2005

0 No tags Permalink 0

Esta realmente foi uma batalha de Titans promovida pelo discreto Jorge, amigo com um gosto muito especial para vinhos e uma filosofia de que os grandes vinhos devem ser bebidos em dias comuns.

No almoço de 6a feira passada, ele decidiu escalar dois vinhos fantásticos:

Château Cheval Blanc 1999 vs Domaine de la Romanée Conti – Echezeaux 2005

A abertura foi com o Château Cheval Blanc 1999. Vale contar que este vinho não está na classificação de 1885. Ele é um Premier Grand Cru Classé “A”, classificação estipulada em 1955 na região de Saint Emilion. O “Cavalo Branco” é um vinho estupendo feito com cerca de 59% Cabernet Franc e 41% Merlot. A safra de 1999 entrega um vinho muito complexo com explosão aromas de mentol, couro, frutas negras e alcaçuz. Na boa é muito equilibrado elegante e com final harmonioso, um vinho incrível que recebeu 93 pontos por Robert Parker. Envelheceu por 20 meses em barricas novas de carvalho.

Chateau Cheval Blanc 1999

Alguns fatos curiosos sobre o Cheval Blanc:

As primeiras referências do vinho surgiram em 1832, o castelo foi construído em 1871 e a safra de 1947 é tão fantástica que é conhecida como um dos melhores vinhos de todos os tempos. Atualmente a idade média de suas vinhas é de 40 anos, mas existem algumas com 85 anos de idade. O vinho atualmente é responsabilidade de Pierre Lurton, o mesmo enólogo do Château d´Yquem.

A passagem pelo Cheval Blanc foi muito maçante, mas o Jorge resolveu escolher um segundo vinho para o almoço, que vem de uma região que ele particularmente adora a Borgonha e não fez por menos, escalou o Domaine de la Romanée Conti – Echezeaux 2005

Não sei como posso determinar tal score, mas por incrível que pareça o Echezeaux foi ainda melhor que o Cheval Blanc

O vinho é fantástico e enche a boca com camadas de sabores, incluindo framboesa, tabaco e chocolate. Tudo isso sem pesar, pois é muito leve, com taninos super sedosos o que torna o vinho uma bebida muito sofisticada e fácil de beber.

Ele com certeza pode envelhecer muitos anos mas acredito que estava excelente para ser servido agora. Recebeu 95 pontos da Wine Advocate.

Domaine de la Romanee Conti Echezeaux 2005

Enfim, tenho certeza de que outras pessoas podem discordar sobre a vitória do Domaine de la Romanée Conti – Echezeaux 2005, mas essa foi a minha impressão.

0

Não há comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *