Chateau La Fleur de Gay 2009

0 No tags Permalink 0

Vinho Frances do Pomerol

Este belo Bordeaux 100% Merlot foi aberto em Nova Iorque em novembro deste ano. Trata-se de um produtor jovem de Bordeaux, com início efetivo de produção em 1983. Nas primeiras safras ele faziam um blend de Merlot com Cabernet Franc, mas logo adotaram o sistema varietal, 100% Merlot.

As vinhas vem da propriedade La Croix de Gay e tem cerca de 50 anos de idade, criando um vinho bastante denso. Vinho envelhecido por 18 meses em barricas novas de carvalho. Uma bebida macia, densa, com troques de ameixa e chocolate, especiarias e um acabamento maravilhoso de chocolate e carvalho tostado. Fico feliz de ter ainda uma garrafa guardada em casa, presente do José Aurélio, que naturalmente fez piadinhas sobre o nome do vinho. Coisa rara pois neste esplendoroso ano de 2009 produziram apenas cerca de 7 mil garrafas.

 

Saiba um pouco mais da região de Pomerol, onde o La Fleur de Gay foi produzido:

Pomerol é uma micro-região de Boreaux com cerca de 800 hectares de produção, mas cada produtor tem em media apenas 6,5 hectares, logo com uma produção bastante limitada. E de preços altos. O tipo de solo favorece a produção de Merlot. Pomerol está localizada em um platô a nordeste da cidade de Libourne. Os melhores vinhos vêem da parte central do Pomerol, onde encontramos Pétrus, Lafleur e Le Pin. Informações do Guia Zahar Vinhos do Mundo Todo.
Segundo Jancis Robison: “Pomerol é um canto curioso do mundo onde é difícil orientar-se. Não existe um verdadeiro centro da Vila. Pequenas estradas quase idênticas cruzam o planalto em quase todas as direções, aparentemente sem sentido. Cada família parece produzir um vinho, e todas as casas destacam-se entre as suas vinhas. A paisagem é salpicada com casas modestas, cada uma regozijando-se com o nome de Chateau. Estranhamente, até a igreja fica isolada, como se fosse outra propriedade vinícola.
la-Fleur-de-Gay
0

Não há comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *