Sarget de Gruaud Larose 2009 Saint Julien

0 No tags Permalink 0

Vinho tinto da França, Bordeaux

Provamos esta semana o Sarget de Gruaud Larose 2009 , o segundo vinho do Chateau Larose Gruaud de Saint Julien. Este Bordeaux é feito com um mix de 54% Cabernet Sauvignon, Merlot 26%, 13% Cabernet Franc e 7% Petit Verdot. Resultou em um vimho encorpado, de cor bem escura e denso. Com aromas de carvalho e eucalipeto, taninos agridoces e final de tabaco. Um vinho um tanto rústico, talvez deva envelhecer mais tempo.

No ano de 2009 escrevi um artigo sobre o Chateau Larose Gruaud e aqui vai um resumo.

O Chateau foi fundado por Joseph Stanislas Gruaud em 1725 e quase 50 anos depois herdado por Jean-Sébastien de Larose que criou o nome Larose Gruaud.

Em 1855 na classificação de Bordeaux, foi denominado Deuxième Cru. Em meados do século XIX o Chateau foi dividido e reunido novamente no século XX pelo empresário Désiré Cordier, que comprou Gruaud-Larose-Sarget em 1917 e Gruaud-Larose-Faurre em 1935. A família vendeu a propriedade Cordier em 1983 para um banco francês, Compagnie de Suez, que vendeu em 1993 para o francês industrial multinacional Alcatel-Alsthom, que por sua vez vendeu para a família Merlaut em 1997.

 

Sarget-de-Gruaud-Larose

0

Não há comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *