43a Vinitaly, por Adriana Grasso

0 , Permalink 0

Adriana Grasso, editora do blog Vinhos Italianos está na Itália para acompanhar a 43a edição da VINITALY em Verona. É um salão do vinho italiano e internacional. Ela está fazendo uma cobertura completa em seu blog, mas combinamos que ela seria uma espécie de enviada especial do Nosso Vinho e que regularmente enviaria informações da feira de da Itália.

QUINTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2009

Marche

Primeiro dia de Vinitaly é sempre tranqüilo. Todos os expositores estão com energia para falar e explicar seus produtos, sua história e seus projetos. É meu dia favorito na feira! Reservo sempre para visitar produtores de alguma parte da Itália pouco divulgada no Brasil. Neste ano escolhi a Região de Marche. Tive a ajuda de Marco Regini, que tem contatos com várias vinícolas e me levou para conhecer algumas. Começamos nosso tour pelo produtor Colonnara, onde fomos recebidos pelo presidente da Vinícola, Massimiliano Latini.

colonnarajpg

Fotos by Adriana Grasso

Eles possuem uma boa variedade de vinhos divididos em: Linea Nobile, Linea Autoctoni e Linea Classica. A Vinícola completou 40 anos e, em comemoração, o excelente Verdicchio dei Castelli di Jesi Doc da Linea Classica ganhou uma garrafa com design novo.

Seguimos para o produtor La Morciola, que também possui várias linhas de produtos: I Mori, I Bronzi, Morciola, Rossini e Frizzanti. Entre muita conversa sobre tradição e tipicidade, provei um vinho tinto muito especial: o Pergola Rosso DOC Conte Alidoro, feito 100% com uvas Aleatico.

lamorciolajpg

Fotos by Adriana Grasso

Passamos para uma rápida visita a Cantine Matauro Vini, produtora de Bianchello del Metauro DOC e Sangiovese Colli Pesaresi DOC e fizemos uma pausa para o almoço, que é sagrado na Itália, mesmo em dia de feira! Seguimos então, para o tradicional produtor Moncaro.

moncarojpg

Fotos by Adriana Grasso

Encontramos lá o presidente Doriano Marchetti. Ele nos apresentou seu extenso catálogo de vinhos,a maioria bem típicos da região, como os brancos, Verdicchio dei Castelli di Jesi, Esino e Falerio dei Colli Ascolani; e os tintos Lacrima di Morro d’Alba, Rosso Piceno e Rosso Conero.??A última parada do tour foi na Monte Schiavo. Lá nos aguardava o simpático Gianluigi Calzetta. Ele falou muito sobre a qualidade do Verdicchio. Degustamos Verdicchio Castelli di Jesi Classico Doc Ruviano e Verdicchio Castelli di Jesi Classico Superiore DOC Pallio di San Floriano. Os dois são ótimos, mas o Pallio di San Floriano me impressionou bastante…

monteschiavojpg

Fotos by Adriana Grasso

Durante a conversa, Gianluigi percebeu nosso entusiasmo por uvas pouco conhecidas e nos ofereceu o vinho tinto Pansè, um Lacrima di Morro d’Alba DOC feito 100% com uvas Lacrima e de produção limitadíssima. Simplesmente divino!??Antes de sair do Vinitaly passamos pelo produtor Goretti Vini, da Região da Umbria. Eu tinha interesse em experimentar o Montefalco Sagrantino que eles produzem.

gorettijpg

Fotos by Adriana Grasso

Fomos gentilmente recebidos por Sara Goretti, que explicou um pouco sobre a história da Vinícola e apresentou duas linhas de produtos: Vino è Tradizione e Vino è Passione. Da primeira, degustamos o Rosso Colli Perugini DOC L’Arringatore, feito com 60% Sangiovese, 30% Merlot e 10% Ciliegiolo; e o Grechetto Colli Perugini DOC, vinho branco produzido somente com uvas Grechetto. Da segunda, degustamos o Sagrantino di Montefalco DOCG, vinho tinto com 100% de uvas Sagrantino.??Quando saí da feira e voltei para o hotel, veio a lembrança de um slogan que sintetiza muito bem meu sentimento em relação ao vinho e a cultura italiana: “AMO MUITO TUDO ISSO!”.

Importante?Segue o mapa da Itália com a Região de Marche em destaque.

marche-mapjpg

.

Ela fica na costa do Adriático e faz divisa com: Lombardia, Umbria e Abruzzo.??Saiba Mais?Quantidade de DOCG e DOC da região:?Total de DOCG: 2 (Rosso Conero, Vernaccia di Serrapetrona).?Total de DOC: 10 (alguns exemplos: Bianchello del Metauro, Falerio dei colli Ascolani, Lacrima di Morro d’Alba, Rosso Piceno, Verdicchio dei Castelli di Jesi, Verdicchio di Matelica).??Você Sabia…?Marco Regini está com um interessante projeto de consócio entre Itália e Brasil. Os detalhes podem ser obtidos no site:

http://www.piaceitalia.it/

Colonnara

Goretti Vini

La Morciola

Metauro Vini

Moncaro

Monte Schiavo:

Autora: Adriana Grasso Contato: adriana.grasso@uol.com.br

0

Não há comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *