Barolo Vietti 2013

0 No tags Permalink 1

Um Barolo jovem

Este Barolo é o terceiro vinho da Vietti registrado aqui no NOSSO VINHO. Vietti é uma Cantina Italiana do Piemonte e tem uma longa história.  A família Vietti produz vinhos em Castiglione Falleto há quatro gerações, desde o ano 1800. Castiglione Falleto é uma pequena vila medieval, bem no coração da zona produtora de Barolo.

Este Barolo foi feito com uvas Nebbiolo de videiras com idades entre 7 e 40 anos. As videiras foram plantadas em terrenos de argila e calcário. Na verdade são 3 diferentes plantações na mesma região. O curioso é que as 3 parcelas do vinho são vinificadas separadamente e depois de envelhecer de 24 a 30 meses em carvalho são cuidadosamente mescladas.  O resultado é um vinho de cor rubi brilhante, com aroma de terra e sabor fino e elegante de framboesa. Os taninos tornam o vinho vivo, fresco e vibrante e seu final reforça frutas vermelhas. O teor alcóolico é alto de 14,26%.

Os Barolo são vinhos para longa guarda, podem durar mais de 30 anos, se bem armazenados. Além disso os Barolos jovens são um tanto ásperos, muito tânicos e ácidos, mas este especialmente ficou bem gostoso e leve,  mesmo jovem.

Se você quer saber mais sobre op Piemonte, clique aqui

1

Não há comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *