Caiarossa Pergolaia 2009, um supertoscano Feng Shui.

0 No tags Permalink 0
Vamos conhecer este supertoscano de tanta personalidade. A jovem Caiarossa foi fundada em 1998. Foi orientada aos princípios da agricultura orgânica e as linhas orientais do Feng Shui. Em 2004 ela foi adquirida por Eric Abdala Jelsersma, da família que controla Chateau Giscours e Chateau du Tertre em Bordeaux.
Pergolaia segue a tradição dos supertoscanos e uma a Sangiovese com pequenas partes de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot. O curioso é que o envelhecimento é feito em velhos tonéis de 500 litros por 12 meses e depois mais 10 meses em tanques de concreto.
O 2009 Pergolaia se abre com uma cor granada escura e aromas delicados de bagas selvagens, erva queimada, amêndoa e cereja.  Oferece uma interpretação polida e direta da vinicultura toscana. Segundo o Parker tem 87 pontos e é bom para beber entre 2013 e 2017.

Supertoscano

O termo supertoscano nasceu na na década de 1970 junto ao litoral sul da Toscana na região de Bolgheri. Surgiram da rebeldia de grandes produtores em relação às leis restritivas de produção. Foram concebidos com o sonho de se aproximar do estilo Bordolês, com as uvas francesas Cabernet Sauvignon, Merlot, muitas vezes mixadas à Sangiovese.
Aqui no blog os vinhos da Toscana tem um toque especial. Acredito que sejam a maioria dos vinhos analisados e a Sangiovese é sem duvida a minha uva preferida.
0

Não há comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *