Carpineta Chianti Classico Fontalpino 2008

0 No tags Permalink 0

Carpineta Chianti Classico Fontalpino 2008: Caros amigos do NOSSO VINHO. O ritmo das postagens está incerto e espero logo poder voltar com volume e qualidade de informações. Cerca de uma dúzia de vinhos estão a espera de um post. Hoje vou apresentar a vocês esse Chianti muito bacana que bebi com amigos das minhas filhas no dia 21 de janeiro. Dia especial do aniversário da Andrea.

A parte mais interessante do vinho é que ele está envolto em histórias, lendas e cultura da região onde é produzido na Toscana.

A Fattoria de Fontalpino foi fundada pela família Cresti nos anos 60 do século passado. A fazenda fica nos arredores da cidade de Castelnuovo, no centro da Toscana, perto da cidade de Siena. É legal saber que nesta região foram travadas batalhas entre a cidade de Firenze e Siena, inclusive pela propriedade da denominação Chinati, neste caso, venceu Firenza, mas isso é outra história que você pode conferir no artigo A lenda do Galo Negro

Nosso Chianti é produzido a partir de vinhas entre 5 e 40 anos de idade, aliando volume a certa qualidade. Resultou em um produto com aroma de framboesa, de meio corpo., com taninos vigorosos, bem secantes. No final um leve toque de carvalho tostado. A WS conferiu 90 pontos a esta safra. O vinho não é caro aqui no Brasil, abaixo de 70 Reais.

 

Carpineta Chianti Classico Fontalpino 2008

0

Não há comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *