Castello Banfi, Montalcino, Itália.

Pensando em como criar novas atrações para o blog encontrei uma matéria muito interessante no site da Revista Forbes: 10 Great International Wine Destinations. Pois é isso! A partir de agora, o NOSSO VINHO tem uma nova categoria: DESTINOS

O objetivo de DESTINOS será mostrar a todos de forma prática e rápida destinos de Eno-turismo pelo mundo. Se não podemos visitar todos estes lugares, pelo menos podemos sonhar.

O primeiro Destino só poderia mesmo ser na Toscana, minha região preferida:

Castello Banfi, Montalcino.

O Castello Banfi na verdade é Castello di Poggio alle Mura, construído em sua forma atual em 1438 na confluência dos rios Orcia e Ombrone, muito embora documentos encontrados dão conta de que a primeira construção ocorreu mil anos antes. Nessa edificação a família Banfi montou seu negócio há 30 anos. Hoje o Castello Banfi conta com 2.830 hectares de vinhas, um museu, uma adega, uma enoteca e capacidade para hospedar com luxo 14 casais no “Ill Borgo”, veja as fotos abaixo.

Castello Banfi

Castello Banfi

As vinhas

As vinhas

Restaurante

Restaurante

Taverna

Taverna

Enoteca

Enoteca

Adega

Adega

Os Vinhos

Os Vinhos

Localização e contatos:

Banfi srl – Castello di Poggio alle Mura, 53024 Montalcino (SI)

P.IVA 01094190525

Reservas: +39.0577.877.500 – Email: reservations@banfi.it

Informações: +39.0577.840.111 – Email: banfi@banfi.it

www.castellobanfiilborgo.com

Acomodações

Acomodações



Exibir mapa ampliado

0
9 Comments
  • laszlo
    julho 24, 2009

    O castelo e lindo mesmo, como o Toscana toda. Eu pessoalmente gosto mais da paisagem do que os vinhos do Banfi, eu acho que existem muito melhores produtores na regiao por melhores precos.

    • Regina
      outubro 13, 2010

      Olá Iaszlo,

      Poderia me indicar outras vinículas na regiao da Toscana?

      Grata,
      Regina

    • Cristiano Reggiani
      dezembro 3, 2010

      Prezado Sr. Iazsio,
      Vendo sua mensagem em relação aos vinhos do Castelo Banfi, me lembrei da frase que ouvi na primeira vez que estive na cidade de Montalcino, quando questionei uma vendedora de uma loja da cidade qual é o melhor vinho de todos.
      Ela me respondeu que o melhor vinho é o que vc gosta mais. No momento não entendi a resposta, mas depois de muito tempo e experiências agora entendo.
      Eu, meu amigo Erick (enologo) e uma grande turma de amigos, fizemos uma degustação em toda a toscana e para nós o melhor vinho desta região é o Castelo Banfi, seguido de perto pelo Casanova de Neri, encorpados, com as características de um vinho realmente italiano com uvas sangiovese…
      Ficamos hospedados na vinicula Banfi e em diversas outras, e fomos muito bem atendidos em todas, mas isso nem chegou perto do valor e sabor incomparável do vinho do Banfi, que para nós é o melhor de toda a Itália.
      Uma noite inclusive fizemos uma comparação (sem ver os rótulos, somente pelo sabor) de brunellos, chiantis e de vino nobile de montepulciano e o banfi foi o vencedor.
      Como grandes apreciadores de vinhos respeitamos sua opinião, porém não deixariamos de observar os pontos acima citados até porque os preços e vinhos tem influencia grande além de seu produtor pela safra, que diga-se de passagem é de fundamental importância para qualquer vinho.

      • Márcio cunha
        outubro 3, 2012

        Desculpem, sou apreciador de brunellos, já experimentaram o Soldera, e o Valdicava Madonna del piano reserva 2001? Este consagrou-se com 100 pontos na Wine expectator. Há vários produtores tem de garimpar mesmo. Em termos de safras a melhor é de 1997, considerada a safra do século passado na Toscana. De qualquer forma , no mundo dos vinhos temos algumas opiniões consagradas, ex: Robert Parker ‘ O vinho são 10 dólares para produção , mais 10 para engarrafamento e mais 10 para o alcance dos consumidores , por isto ,em tese claro , a partir dai é tudo especulação . Do escritor Ingles Hugh Johnson ‘ A vida é muita curta para tomarmos vinhos ruins’ , e vai por aí a fora. Também há uma compreensão de que o melhor vinho é o que voce gosta. Um abraço a todos . Márcio Cunha , Belo Horizonte

        • Paulo Queiroz
          outubro 6, 2012

          Olá Marcio.
          Sim já provamos o Soldera, um dos melhores Brunellos que provei. Já o Valdicava eu não conheço. Obrigado pelas informações e venha sempre.
          Abraços
          Paulo

  • Adauto Lima
    Fevereiro 4, 2011

    Gostaria de saber se há alguma vinícula na qual poderia ficar hospedado. Sei que o Castelo de Banfi possui este serviço, mas achei muito caro. Há algum outro? Sobre o Castelo, como faço para fazer uma visita? Tenho que fazer reserva? obrigado
    Adauto Lima

    • Paulo Queiroz
      Fevereiro 5, 2011

      Adauto, dezenas de Vinícolas na Toscana tem um esquema de enoturismo com hospedagem. Procure a assistência de uma agência de turismo especializada. Mas não é algo barato.
      Abraços

  • José Carlos V
    setembro 7, 2011

    Com faco para agendar uma visita em outubro?
    Obligado.

    • Paulo Queiroz
      setembro 8, 2011

      Desculpe, não sei, mas imagino que basta acionar um agente de turismo.
      Abraços

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *