Castello di Neive Barbaresco Santo Stefano 2006

0 No tags Permalink 0

Vinho tinto da Itália, Piemonte

Nosso amigo Guido L’albereta da Vittorio, correspondente do NOSSO VINHO na Europa, nos recomenda este Barbaresco da comuna de Neive, Piemonte, Itália, feito pela família Stupino, que desde os anos 60 investe em terras e vinhedos naquela região. O pai, Giacomo Stupini comprou o Castello di Neive, com uma boa e espaçosa “Cellar”. Inicialmente faziam vinho apenas para o consumo. Em 1970 Giacomo faleceu e seus filhos Guido e Italo assumiram o negócio, com a ajuda profissional do talentoso enólogo Talin Brunettini. Foi quando começaram a engarrafar seus vinhos. O casarão conhecido como Castello di Neive é uma construção do século XVIII, embora tenha sido erguida sobre as ruínas de outro castelo do século XII, quando Neive era um feudo.

Hoje em dia Castello di Neive mantém em produção 19 rótulos de brancos e tintos. O nosso vinho, recomendado pelo Guido é o Castello di Neive Barbaresco Santo Stefano 2006, produzido com uvas Nebbiolo do vinhedo Santo Stefano, localizado na comuna de Albesani, há apenas 2,9 km do Castello de Neive. As uvas foram colhidas à mão de videiras entre 30 e 40 anos de idade. Envelhecido em barricas novas de carvalho francês por longos 36 meses. Como o Guido não nos enviou muitos detalhes sobre o vinho, aqui vai a definição do produtor:

Um vinho intenso, onde os sabores da fruta são sobrepujados pelo intenso aroma de tabaco, flores, especiarias e chocolate. Os taninos são doces e firmes, marcando o sabor do vinho por muito tempo. Quem sabe um dia eu possa provar.

 

photo

0

Não há comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *