Cenerentola Orcia 2004

0 No tags Permalink 0

Peter, editor do blog Além do Vinho enviou essa recomendação por email:

Paulo tudo bem?

Já falamos deste vinho o Cenerentola da Cinelli Colombini, produtor localizado no vale d’Orcia, no coração da Toscana.

Do Alemdovinho para o Nossovinho sem intermediários. O Cenerentola é feito com Sangiovese e Foglia Tonda uma casta nativa da Toscana que andava perdida. Resgatada e bem cuidada vem produzindo vinhos fora de média.

No primeiro gole não pude deixar de lembrar do amigo. Vinho de cor vermelho rubi, nariz herbáceo e terra molhada, na boca surge todo o charme dos bons Sangiovese, rusticidade, aspereza, exatamente o que nos seduz taninos no ponto certo. Um vinho de impacto, de início assusta um pouco mas depois é só felicidade. Vai muito bem com carne vermelha, molhos mais robustos e massas com recheio, como um ravioli.

A pesquisa NOSSO VINHO, no site do produtor explica que a denominação de origem Orcia foi estabelecida em 2000 entre os territórios do Vino Nobile e Brunello. Para a produção desse vinho são usados Cinderella, Sangiovese, Brunello e Foglia Tonda, esta última é uma variedade da área que foi abandonado cerca de umséculo atrás.  Fiquei curioso pelo vinho. A venda na Grand Cru por 130 Reais. A foto do topo é do Vale de Orcia na Toscana, by Istockphoto.

 

cenerentola-04-fronte

0

Não há comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *