Chianti Castiglioni 2006

1 , Permalink 0

Hoje tive um dia duro e nada como chegar em casa e renovar o astral. Abri a minha mini-adega e escolhi esta garrafinha de 375ml do Chianti Castiglioni da família Frescobaldi.
A escolha foi hedonista. Eu adoro Chiantis e admiro particularmente a Marquesi de Frescobaldi.
Esta família Fiorentina ou Florentina, tem uma história linda de 30 gerações no negócio do vinho. Detém 5 mil hectares em propriedades e mil hectares em vinhas. Uma potencia global que se estende por nove propriedades na Toscana. Os vinhos da Marquesi Frescobaldi, são exportados para mais de 65 países do mundo.

Este Chianti, como diz o nome, é da Tenuta Castiglioni. Só para você ter uma idéia da tradição deste local, os primeiros registros de produção de vinho são do ano de 1092. Os vinhedos desta Tenuta são a origem da família Marquesi de Frescobaldi há 700 anos atrás. Nela também é produzido o espetacular Giramonti, um Super Toscano já comentado aqui pela Mônica. Leia aqui.
Bem, o Chianti em questão é bem novinho, deveria ser bebido mais tarde, mas já mostra uma personalidade bem marcante, com aroma de ameixa. Na boca seus taninos são macios, um vinho bem estruturado, sabor de fruta marcante e posso dizer que tem um frescor no paladar. Ele é comercializado pela Grand Cru, mas essa garrafinha eu comprei na Ville du Vin. Juro que não sei quanto paguei por ela, mas a garrafa de 750ml está por R$47,00. Ou seja, bom e barato. Veja na foto abaixo a linda sede da Tenuta Castiglioni.

castiglioni-3_giu

Tenuta Castiglioni.

0
1 Comment
  • Paulo Queiroz
    Março 27, 2011

    Acabo de provar a safra 2009 do Chianti Castiglioni e aviso a vocês que não chega a altura do 2006. Ainda uma bebida agradável, mas nesta safra a acidez está um pouco alta e o vinho não tem muita persistência. De qualquer forma uma boa escolha.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *