Maso Montalto Pinot Nero 2004

0 No tags Permalink 0

Numa destas noites frias, abri uma garrafa do Maso Montalto Pinot Nero 2004 feito pela Azienda Agricola Lunelli, situada no Trentino, norte da Itália, na base do Monte Bondone. Um local de temperatura baixa, mesmo no verão não esquenta muito e onde a variação térmica é muito grande. Lá o vinho é fermentado em cubas de inox e depois fica 6 meses em barricas de carvalho e 15 meses na garrafa, antes da comercialização. Resultou em uma bebida super escura, com aroma de húmus, couro e tabaco. Encorpado, com taninos macios e um final persistente de chocolate amargo e tabaco. Elaborado sob a denominação Trentino Superiore D.O.C.. 100% Pinot Noir ou como querem os italianos Pinot Nero. O Maso é mais ácido e potente que qualquer outro Pinot Noir que eu tenha provado até agora.

A família Lunelli tem mais de 100 anos de experiência na produção de vinhos no Trentino e seu forte são os espumantes, mas o Maso terminou por ser uma das suas estrelas.

A Região do Trentino Alto Adige, no nordeste da Itália, fronteira com a Austria, é um lugar lindo, porém um tanto inóspito, com clima extremamente rígido no inverno. Região produtora de espumantes da melhor qualidade.

 

Maso Montalto Pinot Nero 2004

0

Não há comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *