Natal com vinhos da Itália

Pronto, agora chegamos ao Natal com vinhos italianos, estes são os meus preferidos.

Espumante

Nino Franco Prosecco Rústico pode não ser o melhor espumante italiano, mas eu adoro. Ele é muito leve, fácil de beber e apesar do nome é muito elegante. A última vez que comprei foi na Ville du Vin. Só de lembrar já dá vontade de abrir uma garrafa.

Rústico

Tintos

Apesar de recentemente ter encontrado um branco italiano excelente: Vieris Sauvignon Blanc 2006 VIie de Romans, vou indicar dois tintos para a noite de natal. Como esta é uma noite especial, escolhi um vinho de boa relação custo benefício e outro de relação Benefício / Benefício, deixando o custo de lado.

Chianti Classico Fonterutoli 2006, que eu cataloguei como Best Buy Chianti. Veja qui.

Chianti Classico Fonterutoli 2006.

A outra indicação é hedonista e não está nem aí com o custo, só com o benefício.

Castello di Fonterutoli Siepi Toscana 2004.

.

Veja mais sobre o Siepi aqui.

0
1 Comment
  • peter wolffenbü
    dezembro 20, 2009

    Antes os vinhos italianos ou eram muito bons e muito caros ou baratos e ruins. Hoje, graças a concorrência e o esforço de algumas importadoras somado ao conhecimento dos enófilos já se encontram vinhos italianos em melhor preço com qualidade.

    Deste país gostei muito do Tocai Friulano da Villa Russiz, http://www.villarussiz.it, trazido para cá pela Decanter, realmente é de exceção. Quem não apreciar este vinho pode desistir dos brancos, além do que, hoje a região de Friuli, perto da Eslovênia e banhada pelo Adriático já faz parte da elite mundial dos vinhos brancos, junto com o Vale do Mosela (Alemanha), das francesas, Alsácia, Vale do Loire e a sub-região de Chablis, na Borgonha.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *