Qual é o melhor vinho para acompanhar pizza?

Muitos podem discordar, mas na minha opinião o Chianti é a melhor opção para a Pizza. Porque ele é encorpado, tanico, alguns com toques de baunilha, tabaco ou café. Por ser um vinho “alegre” e expressivo fica muito bem com a massa e os temperos da pizza. Pelo menos é o que eu acho.

Quanto a pizza, eu prefiro as que tem a massa um pouco mais grossa, sem exagero.

Veja aqui no nosso vinho alguns Chiantis muito bons: Chianti

Aqui estão os diferentes tipos de Chianti:

Chianti Classico

Chianti Montalbano

Chianti Colli Fiorentini (Florentine hills)

Chianti Rufini

Chianti Colli Senesi Siena

Chianti Colline Pisane Pizza

Chinati Colli Aretini Arezzo

0
9 Comments
  • Paulo Dancieri
    setembro 27, 2009

    Apesar de ser uma escolha "racional" e não apaixonada, o vinho branco, na minha opinião, harmonizaria melhor, especialmente um branco fresco e aromático, um Sancerre, ou dependendo do tipo de pizza, até um chardonnay com um carvalho,
    Na seara dos tintos, ficaria com um italiano pela acidez de suas uvas locais. Um dolcetto d'alba bem feito ou mesmo um barbera d'alba de médio corpo caem bem.

    • Paulo
      setembro 27, 2009

      Paulo, vou convidar você para ser consultor de enologia do NOSSO VINHO. Obrigado e Abraços

  • Paulo Dancieri
    setembro 27, 2009

    Complementando e justificando minha opinião anterior, eu penso que uma pizza (um dos meus pratos favoritos) consiste basicamente em uma boa massa assada em forno a lenha, com bom queijo derretido e untuoso e o perfume do tomate fresco, Essa é a base de tudo. Portanto, para mim, o que vale da pizza, em primeiro lugar, é a nota de tostado da massa ocasionado pelo forno a lenha. Sem isso, não há pizza. Por isso sempre penso em um vinho que não comprometo o aroma e sabor tostado da pizza, e de outro lado, um vinho que enfrente bem a gordura do queijo, pois não gosto de perder a essência do sabor da pizza com taninos agressivos. Madeira para mim mata a pizza. Por isso o branco é melhor para preservar os sabores da pizza. Porém, como o tinto é a pedida intuitiva e emocional da pizza, esqueçamos os blens complexos e elaborados, e pensemos em uvas autoctones da Itália. O Chianti acima referido, desde que não Riserva, é uma boa pedida. Ok, um tinto leve da Cote du Rhone ou mesmo de Fitou também vale, mas por favor, não matemos a pizza.rss

    • Paulo
      setembro 27, 2009

      Daniel, quer ser conselheiro do NOSSO VINHO?

  • Paulo Dancieri
    setembro 27, 2009

    Hahaha,, Obrigado pela deferência Paulo, mas quem sou eu no meio de tantos "experts". Prefiro ir lendo e aprendendo com vocês para um dia chegar lá..Abraços..

  • Paulo
    setembro 27, 2009

    Paulo,
    Por aqui só tem expert em beber e gastar um bom dinheiro com vinho de qualidade. Esse é o segredo desse blog: Servir de de arquivo para a experiência de amigos e abrir um espaço para troca de experiências.
    Abraços

  • Paulo Dancieri
    setembro 27, 2009

    Hahahaha… Boa Paulo…Realmente não tem vinho de qualidade sem dor no bolso. Ou a crise acaba com a gente ou a nós afogamos ela primeiro em vinho do melhor..rsss

  • Santucci
    setembro 29, 2009

    Paulo, antes de mais nada parabéns pelo NOSSO VINHO, realmente está de Parabéns!!!

    Quanto ao vinho, sem dúvida o Chianti é um belo companheiro para a pizza, só acresentaria que outros vinhos como os Rosso da Toscana e de Marche, também vão muito bem. O estilo é que conta devem ser vinhos de de médio corpo, boa acidez, como exemplos fora da Itália sugeriria também os merlot ou dependendo do recheio alguns Shiraz e Malbec, do novo mundo.

    Abraços e um prazer conhecer o NOSSO VINHO.
    Santucci
    Descomplicando o Vinho!

    • Paulo
      setembro 29, 2009

      Obrigado Santucci. Venha sempre. Vou visitar seu blog também.
      Abraços
      Paulo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *