Semana Toscana no Nosso Vinho

Esta semana teremos um tour pelos vinhos Super Toscanos. Sempre que o assunto é Toscana, altero a perspectiva do texto e abuso da primeira pessoa.

É um caso de paixão. Pois amo a Toscana e toda a Itália. Este amor existe por muitas razões que vão muito  além do vinho. Amo o estilo de vida  da Toscana, simples, orientado a natureza e gentil. Amo a Toscana por sua paisagem explêndida e pela estética, amo por seu clima, por sua história e sobretudo pelas tradições. Amo ainda mais a Toscana, pois lá viví os dias mais felizes de minha vida com a Tata.

Talvez isso tudo tenha pautado meu gosto pelos vinhos Toscanos, desde a tradição dos Chiantis até a criatividade e altíssimo nível de qualidade dos IGTs. Aqui no Nosso Vinho você encontra muita coisa sobre a Toscana, basta usar as TAGS. Mas esta semana vou dedicar aos Super Toscanos do ano 2006.  Já existe um post relacionando os melhores 2006 da Toscana. Agora vamos decobrir juntos as personalidades e características de cada um destes vinhos. Para alguns deles vou harmonizar um prato e uma música, afinal a Toscana é uma explosão para os sentidos.

A cada novo post, um link será inserido neste post, acompanhe.

Fotos de Firenze, uma das cidades mais ricas e lindas que já conheci.

dsc_0049_7

Firenze, Acervo Médici

dsc_0043_6

Castelo Médici, Firenze

dsc_0077_5

Firenze

dsc_0093_4

Firenze, Interior do Castelo Médici

dsc_0098_4

Ponte Vécchia, Firenze

dsc_0004_10

Hotel Savoy, Piazza della Reppublica, Firenze

0
1 Comment
  • Sérgio
    Março 23, 2010

    Acredito que existam poucos lugares no planeta como a Toscana. Sua paisagem, clima, povo, cidades históricas com partidos arquitetônicos que nos surpreendem a cada instante, um dos poucos lugares onde aguçamos todos os sentidos:
    A visão que se aguça diante de tanta beleza, o olfato que se manifesta através de varietais como a pinot noir, sangiovese entre tantas outras e sem se falar nos cortes que alavancam um sem limite de opções, explodindo aromas de frutas vermelhas, ameixas e temperos variados, o paladar que busca uma justa decisão diante do universo de sabores que se amparam em nosso palato, sejam em seus maravilhosos brunellos ou rossos ou em nossos sentidos, que se confundem pela oportunização de tocar um solo tão diferenciado, temos ainda a música, os museus e infindáveis vinícola, pasta, óleo e vino. Com certeza a Toscana deve ser o lugar mais próximo do céu aqui na terra

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *