Vem chegando o frio por aí. Vamos escolher um Super Toscano?

Segundo a Clima tempo, vem chegando um frio por aí e já no Domingo teremos temperaturas mais baixas. Nada como um vinho com massa, aqui vão 3 sugestões em 3 faixas de preço.

Abaixo de 100 Reais

Braccale Rosso Maremma 2005 Castello di Montepò / Jacopo Biondi Santi

Braccale Rosso Maremma 2005
Braccale Rosso Maremma 2005

Segundo a Mistral: O Braccale é o novo supertoscano do talentoso Jacopo Biondi Santi, responsável por maravilhas como o consagrado Sassoaloro. O Braccale é talhado no mesmo estilo dos outros saborosos tintos da propriedade, sendo elaborado com o nobre clone BBS11 da Sangiovese – o mesmo utilizado nos aristocráticos vinhos da família em Montalcino. Rico, intenso e exuberante, em estilo moderno, mas com perfeita acidez, excelente para combinar com comida. 80% Sangiovese e 20% Merlot.

Entre 100 e 200 Reais

Le Corti Don Tommaso 2003

Le Corte Dom Tomazzo
Le Corti Don Tommaso 2003

Um vinho da Fattoria Lecorti, Principe Corsini. Rubi com traços violáceos, límpido, brilhante, de boa viscosidade e opaco. Ótima intensidade e persistência de aromas.  Muito equilibrado, com toques de ameixa, cereja, terra e café, com especiarias envolvendo tudo isso. Taninos leves, boa acidez, álcool e madeira equilibrados,  podendo integrar um pouco mais. Ameixa e especiarias, com toques de terra e café. Comentários da Grand Cru, onde você encontra esse vinho para comprar. Feito com 85% Sangiovese e 15% Merlot.

Entre 200 e 500 Reais

Marsiliana 2001

Marsiliana 2001
Marsiliana 2001

Rubi intenso. Notas de morango silvestre, ervas, licor, café, madeira e cidra. Um vinho intenso e ao mesmo tempo suave, de boa estrutura. Contém taninos marcantes de final longo. O vinho repousa por 18 meses em barricas de carvalho e é feito com Cabernet Sauvignon com Merlot. Os Corsini, proprietários da Tenuta Marsiliana são uma das famílias mais antigas e nobres da Toscana. Informações da Grand Cru.

0
4 Comments
  • Estacio Sa
    agosto 2, 2009

    Além desses recomedaria o Caspagnolo, também do Biondi Santi. É um Chiante dei Colli Senesi, vendido na própria Mistral por volta de R$60 a R$70.

    • Paulo
      agosto 2, 2009

      Esse vinho que o Estácio indica está aqui no NOSSO VINHO

  • peter wolffenbü
    junho 17, 2011

    Paulo, Paulo. Porque me persegues?

    Incrível. É só colocar no google sobre um toscano que aparece o nossovinho. Parabéns minha bíblia.

    Precisei consultar sobre o Braccala e lá estava o teu post. Ele é exatamente como descrito. Aliás, nem vou mais abrir os Toscanos para saber como são. Vou consultar o Nossovinho.

    Um grande abraço Peter

    • Paulo Queiroz
      junho 17, 2011

      Peter, obrigado, mas talvez os Italianos sejam mal tratados pelos blogs e assim o NOSSO VINHO aparece. Mas eu me esforço em SEO para o NOSSO VINHO aparecer na 1a página de qualquer busca.
      Um abraço

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *