Vigneto Montesodi Riserva Chianti Rufina DOCG 2005

0 No tags Permalink 0

Castello di Nipozzano é o mais conhecido produtor da região de Chianti Rufina e pertence a família Frescobaldi, banqueiros de Florença no século XIII que entraram no negócio do vinho no ano de 1346. Imagine você esta tradição.

O Castelo Nipozzano entrou para a família Frescobaldi no século XIX, quando Leonia degli Albizi se casou com Angiolo de’ Frescobaldi.

A região de Rufina fica praticamente nos subúrbios de Florença e foi lá mesmo que tive o primeiro contato com os vinhos desse produtor. Estávamos no Gilli, uma espécie de confeitaria / café na Piazza dela Repubblica, (foto do topo).

Bem o vinho deste post é o Vigneto Montesodi Riserva Chianti Rufina DOCG 2005, [ainda não provei este vinho]. Segundo pude pesquisar, é um dos melhores produtos do Castello Nipozzano, feito com Sangiovese e Cabernet Sauvignon, com estágio por 18 meses em barricas de carvalho e 6 meses na garrafa antes da comercialização. Sua primeira safra foi em 1974.

Segundo o produtor, a safra de 2005 foi muito bem sucedida, resultando em um vinho musculoso, com aroma e sabores de fruta madura. Aqui no Brasil o vinho é comercializado pela wine.com.br

Espero conferir pessoalmente esta história ainda esta semana.

 

montesodi

0

Não há comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *