Vinho e a escultura de Brecheret

Hoje estava em frente ao Monumento das Bandeiras e ouvi na Rádio CBN que o SESC Vila Mariana apresenta uma exposição das obras de Victor Brecheret, muita coincidência. O Monumento das Bandeiras é a obra mais notável em São Paulo desse maravilhoso escultor modernista que nasceu italiano de Farnese. Outra coincidência: Passei a semana toda beliscando um Montepulciano D’Abruzzo da Farnese Vini.

Prometi que faria uma homenagem a este escultor aqui no NOSSO VINHO.

***

No UOL, Valéria Peixoto de Alencar, (que é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp) publica uma ótima biografia do escultor, da qual capturei alguns trechos. (Confira aqui na íntegra).

O escultor Victor Brecheret, considerado o pioneiro do modernismo na escultura brasileira, iniciou sua formação artística em 1912, estudando desenho, modelagem e entalhe em madeira no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo….  A geometrização das formas é uma característica marcante na produção de Brecheret a partir de 1923… Existem mais de 20 obras de Victor Brecheret em locais públicos, principalmente na cidade de São Paulo…

682470

Nada mais Paulistano que o Monumento as Bandeiras, apelidado de "Empurra"

Sobre o Montepulciano D’Abruzzo, não há tanto para falar. Um vinho tipicamente italiano, com taninos marcantes, algum sabor de carvalho, frutado, encorpado e fácil de beber, sobretudo com uma massa ao dente. Ou mesmo com uma Pizza no melhor estilo Paulistano. O vinho também é fácil de pagar, com preço bem amigo. É produzido pela Fasrnese, vinícola homônimo da cidade de Victor Brecheret. A Farnese produz outros bons vinhos que você pode ver aqui.

Farnese

Farnese

BRECHERET E A ESCOLA DE PARIS

SESC Vila Mariana

03/11 a 03/01.

(foto) Brecheret preparando os relevo para o Jockey Clube de São Paulo - Acervo Victor Brecheret Filho

(foto) Brecheret preparando os relevo para o Jockey Clube de São Paulo - Acervo Victor Brecheret Filho

Visite o Instituto Victor Brecheret

Foto do topo: “Duque de Caxias” Victor Brecheret

0

Não há comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *