By Paulo QueirozTinto, Vinhos
Achaval Ferrer Cabernet Sauvignon 2005
Hoje resolvi provar o Achaval Ferrer Cabernet Sauvignon 2005. Nós já tivemos a oportunidade de experimentar o Achaval Ferrer Quinta Altamira e o Quinta Mirador, mas nunca este simples Cabernet Sauvignon.
Um vinho perfumado, com aparencia muito escura. Na boca parece macio, suave no início, porem em segundos mostra uma personalidade potente, com taninos bem pronunciados, retro-gosto de baunilha e um final de couro e tabaco. Uma bebida excelente. É curioso que não exista qualquer referência desse varietal no site da Achaval Ferrer e mesmo na Internet não há literatura sobre o assunto.
O Site Enoteca diz o seguinte sobre o vinho:
Este vinho é feito com uvas que entram no corte do Quimera, provenientes de vinhedos de Tupungato e Medrano.São cerca de 300 garrafas por ano que eram até 2 anos atrás apenas amostras exclusivas para que o enólogo, Roberto Cipresso, estudasse a estrutura dos cortes.
Portanto nosso Achaval Ferrer Cabernet Sauvignon é uma raridade.

Este artigo foi escrito originalmente em 2010. Nesta época eu tinha uma clara visão de que Achaval Ferrer era uma boutique, com vinhos de qualidade e pequena produção. Porem recentemente comprei um vinho de entrada da Achaval Ferrer aqui no Brasil, custo baixo. Fiquei muito decepcionado com a qualidade. Uma pena, a reputação é o bem mais preciso das empresas.