Bacalhau e vinho na Páscoa, duas receitas.
By Artigos
abr 03

Bacalhau e vinho na Páscoa, duas receitas.

Criado em: 03/04/2020 às 17:11 | Atualizado em: 08/08/2023 às 12:20

Nosso Vinho pesquisou duas receitas para o seu Bacalhau de Páscoa. As receitas vêm do Site do Bacalhau, harmonizadas com duas boas sugestões de vinhos brancos.

Bacalhau de Pascoa Light

Ingredientes: Bacalhau da Noruega , Batatas-inglesas, Pimentões verdes, vermelhos e amarelos, tomate-cereja, Farinha de rosca, Azeite de Oliva, 1 ovo batido, Brócolis. Rendimento de duas porções.

Dessalgar o Bacalhau da Noruega, cortá-lo em porções quadradas e levar paraf erver até ficar macio. Escorrer. Cozinhar as batatas com casca, ligeiramente, descascá-las e cortá-las em fatias não muito finas. Cortar os pimentões em juliana (tiras finas). Serão usadas apenas para guarnição e enfeite. Lavar o brócolis, ferver por 1 minuto na água com sal, escorrer e colocá-los imediatamente em uma tigela com água e gelo, para cortar o cozimento. Pincelar a superfície de cada porção do Bacalhau da Noruega com o ovo batido e salpicar com a farinha de rosca, levando em seguida ao forno para gratinar. Usar forno mais quente para que não cozinhe mais ao gratinar. MONTAGEM: Colocar no centro do prato onde será servido, algumas fatias de batata, em seguida a posta do Bacalhau da Noruega já gratinada, e ornamentar em volta com os raminhos do brócolis cortados a gosto, as tirinhas de pimentão, os tomatinhos e regar cuidadosamente com azeite.

Para acompanhar o Bacalhau Light uma estrela LUSA: Redoma branco 2017.

Arroz de Bacalhau ao Arlecchino

Mais ou menos 250g de Bacalhau da Noruega desfiado e dessalgado, 300g de arroz pré-cozido,
150ml de massa de tomate seco (trata-se de uma pasta cremosa que obtém-se triturando tomates secos), 50g de tomates secos, 1/2 molho de segurelha picada, 50ml de vinho branco seco, 50ml de azeite1 cebola média, 3 dentes de alho, 50g de azeitonas pretas picadas, 1/2 molho de cebolinha francesa, , Rendimento: 2 porções

Preparo: Desfie o bacalhau da Noruega. Refogue, no azeite, a cebola e o alho. Quando dourar junte a massa de tomate seco, deixando apurar por 1 minuto em fogo brando, acrescente o vinho branco e deixe reduzir por aproximadamente 2 minutos e logo após misture o arroz e o bacalhau. Assim que obtiver uma mistura homogênea, acrescente as azeitonas pretas e a segurelha. Por fim, coloque em um prato e decore com tomates secos e cebolinha francesa.

Aqui o vinho também não é usual: Antonópoulos Chardonnay. Este Chardonnay Grego é uma ótima opção, porém mais caro que o vinho anterior. Sua fermentação em barrica lhe deu um corpo interessante com elegância. Lembra bem um borgonha. Produzido na região de Vasiliko no distrito de Achaia.

Deixe uma resposta

Arquivos

setembro 2023
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Paulo Queiroz

Publicitário, Administrador e Conselheiro de empresas. Editor do NOSSO VINHO desde Outubro de 2008

%d blogueiros gostam disto: