By Paulo QueirozArtigos, Tinto, Vinhos
Barolo Aeroplanservaj 2006
Agora vamos para um deles, um fantástico Barolo, vinho do Piemonte, Itália. Este vinho de nome diferente, é produzido pelo Domenico Clérico, um dos fundadores do modernismo na produção de Barolos. Ele difundiu que os vinhos devem ser envelhecidos em pequenas barricas de carvalho e não em grandes tonéis, como fazem os produtores tradicionalistas do Piemonte. Com isso Clérico consegue um envelhecimento mais rápido e que pode ficar melhor para o consumo em um tempo mais curto.
A produção desse vinho envolve uma grande carga de emoção e criatividade de Domênico Clérico. O nome Aeroplanservaj significa Aeroplano Selvagem, a forma como o pai de Domênico via e chamava o filho. Alguém com capacidade de voar. Para cada safra, Domênico produziu um rótulo diferente. Veja os outros logo abaixo. O vinho feito com 100% Nebbiolo envelheceu por 3 anos em pequenas barricas de carvalho francês.
Este vinho feito em Serralunga, comuna do Piemonte, é visto pelos críticos como sensual e elegante, com toques de alcatrão, mineral e final de couro, muita especiaria.