By Paulo QueirozTinto, Vinhos
Bruno Rocca Barbera D’Asti 2005
Neste domingo almocei com a família no simpático restaurante Due Cuochi e naturalmente escolhemos este bom vinho do Piemonte.
Bruno Rocca define seu negócio como uma família de camponeses que sempre trabalhou nas vinhas de Barbaresco. Vendiam as uvas a granel e em 1978, com a morte de seu pai fundou a Rabajà, para comercializar vinhos em garrafa. Hoje possui 15 hectares de vinha, das quais 5 na majestosa Cru Rabajà.
Eu nunca tinha ouvido falar que Bruno Rocca produzia Barbera D’Asti, sempre pensei que era apenas Barbera D’Alba. Curioso que esse Barbera D’Aisti não faz parte do seu portfólio de produtos no site. Também não encontrei avaliações sobre esta safra de 2005, apenas a de 2006.
Bem, vamos para as minhas impressões. Um vinho de meio corpo, com bons toques de carvalho, aveludado de taninos bem integrados, toques de chocolate e manteiga.
Realmente achei o vinho muito especial e diferente de todos os Barbera D’Asti que já havia conhecido, pois não tem aquela “adstringência” natural dos Barbera. Foto ao alto da cidade de Asti, Piemonte.