By Paulo QueirozTinto, Vinhos
Chakana Bonarda 2010
Vinho tinto Argentino de Mendoza
Nosso vinho de hoje é este belo exemplar de Mendoza na Argentina, mas não se trata de um Malbec e sim de um Bonarda. A vinícola Chakana tem apenas 11 anos e emprestou este nome da lingua indígena da região dos Andes. Chakana significa Cruzeiro do Sul. Há ainda mais histórias sobre Chakana. Ela foi fundada em 2 de Maio de 2002, época em que o Cruzeiro do Sul ou a Chakana aparece nos céu em posição vertical e indica um novo ciclo agrícola para os índios da região. A vinícola muito moderna, tem capacidade de produção de 2 milhões de litros.
Trata-se de um vinho simples, para o dia dia, com aroma de fruta madura, denso, com final de carvalho queimado. Não compromete e pode ser boa companhia para carnes.
Leia o que a revista ADEGA diz da Bonarda:
Para alguns produtores, a Bonarda plantada na Argentina é a mesma do Norte da Itália, prima das uvas da Lombardia e da Emilia-Romagna. Outros acham que ela é aparentada da Corbeau ou Douce Noire de Savóia, na França. Essa região está separada da Itália pelos Alpes e, portanto, a Bonarda deve ser também prima da Dolcetto ou da Barbera.