By Paulo QueirozTinto, Vinhos
Clos Apalta vs Almaviva vs Don Melchor
Quem seria o melhor vinho do Chile, o Pop Star Clos Apalta 2005 da Casa Lapastole, indicado o vinho do ano pela Wine Spectator, com 96 pontos. Ou poderia ser o espetacular Almaviva 2003, empreendimento entre a Concha y Toro e a casa Rothscild, com 95 pontos na WS? Poderia ser ainda o Don Melchor o principal produto da Concha y Toro, espetacular em sua estrutura?
O páreo foi mesmo difícil e a disputa aconteceu em um jantar na casa do Alcir. O primeiro vinho foi o Almaviva que na largada abriu uma avenida de vantagem. Todos adoraram o vinho. Poderoso como um Bordeaux, essa combinaçnao de Cabernet Franc, Cabernet Sauvigon e Merlot tem aromas de tabaco e especiarias. Eu fui comentar que ele estava arranhando um pouco a garganta e que precisaria decantar um pouco e quase apanhei na sala.
O próximo vinho foi o Don Melchor 2004, na análise da WS ele levou 93 pontos. Foi unânime que o Don Melchor é fantástico, poderoso, com camadas de sabor de chocolate e baunilha, mas o Almaviva continuava com um corpo na frente.
Finalmente veio o Clos Apalta. Somente na taça ele já venceu os dois primeiros com facilidade, uma explosão de aromas de especiarias e tabaco. Na boca ele é ainda mais complexo que o Almaviva, com muita especiaria e tabaco, lembra também chocolate. Mas ele ganhou dos outros dois porque é muito mais equilibrado, integrado. Agora não pensem vocês que foi uma surra. Estamos diante de três vinhos fantásticos. Pena que eu não tenha categoria para qualifica-los corretamente.