By Paulo QueirozArtigos, Branco, Vinhos
Dona Mécia Branco 2005, boa companhia para o bacalhau.
Hoje resolvemos comer um autêntico bacalhau português e fui até o restaurante paulistano O Bacalhau do Porto, na rua Vergueiro, buscar nossa encomenda.
A escolha foi por um bacalhau ao Brás, acompanhado de arroz de alho e salsicha. além é claro do inigualável bolinho de bacalhau.
Para acompanhar, comprei no próprio restaurante um vinho branco da Estremadura, o Dona Mécia Branco 2005. Ele é feito com a uva local Fernão Pires. Confesso que não conhecia e gostei bastante. O vinho tem uma cor dourada brilhante, com aroma de amêndoas e mel bastante evidentes. Na boa inicialmente é doce e as amêndoas aparecem ainda mais, logo depois vem um leve amargor, com final equilibrado e muito agradável. Apesar de jovem e muito simples, o vinho tem personalidade interessante e marcante. O fato de passar 6 meses em barricas de carvalho francês, garantiu um corpo diferenciado e este aroma amendoado.
É difícil saber o que estava melhor, o bacalhau ou o vinho, uma excelente harmonia.
Se voce não conhece Restaurante O Bacalhau do Porto, vale visitar, fica na rua Vergueiro na altura do número 8 mil. Lugar muito simples, familiar, sempre muito cheio de gente e com uma cozinha portuguesa de dar gosto.
