By Paulo QueirozArtigos, Tinto, Vinhos
Duas expressões diferentes da Tempranilo
Na sequência, abrimos um Felix Callejo Selección de Viñedos de la Familia 2004, outro Ribeira del Duero, com a tradicional uva Tempranillo. A diferença já apareceu na cor, de um rubi mais brilhante e não tão escura como a do PS AALTO. O aroma também estava mais refinado, firme, porém floral e com menor presença de carvalho. Na boa tinha sabor de alcaçuz, forte presença de tabaco, semdo seus taninos poderosos mas muito mais equilibrados. Vou usar a expressão da Wine Spectator: Esse vinho não faz prisioneiros.
Ambos fantásticos mas com personalidade totalmente diferente. O primeiro é muito poderoso, arrebatador, hedonista. O segundo é sofisticado, equilibrado, floral e encantador.
Portanto meu amigo, ainda há saída para o mundo do vinho e não existe nenhuma obrigatoriedade para que os vinhos sejam todos iguais, embora muitos insistam para que isso ocorra.
O PS AALTO foi trazido pelo Alcir, nós rimos muito quando ele trouxe o vinho, porque entendemos como um golpe mortal aos outros que viriam. “Ele entrou de carrinho no joelho”, disse o José Aurélio, que trouxe o Felix Calljo, além do Barolo Tortoniano Michele Chiarlo,, que está descrito em outro post.