Eureka Chardonay 2016
By Branco, Vinhos
out 30

Eureka Chardonay 2016

Criado em: 30/10/2018 às 22:16 | Atualizado em: 08/08/2023 às 12:15

Um vinho branco Siciliano super divertido

Eureka: encontramos bons vinhos brancos na Itália!

Comumente, quando pensamos em vinhos italianos, logo vem à memória Chianti, Barolo, Barbaresco, Brunello di Montalcino, Primitivo di Manduria, etc. Mas o mundo do vinho italiano é imenso e para nós brasileiros, existem ainda muitas descobertas.

Eureka, exclamação de surpresa, de achado, de espanto, é também um alegre vinho branco da região Siracusa na Sicília. Um vinho de tom mineral, bem seco, refrescante e com a personalidade elegante da uva Chardonnay. Foi produzido através de técnicas biodinâmicas pelo produtor Marabino. Finalmente, ele é perfeito para um final de tarde de calor. Esta garrafa da foto foi provada em Roma no hotel Raphael.

Marabino é um jovem produtor da região de Siracusa na costa leste da Sicília.

Segundo a Wikipedia a origem da exclamação Eureka é muito interessante: A palavra “eureka” foi supostamente pronunciada pelo cientista grego Arquimedes (287 a.C. – 212 a.C.), quando descobriu como resolver um complexo dilema apresentado pelo rei Hierão. O rei queria saber o volume de ouro em sua coroa. Arquimedes sabia que para isso deveria determinar a densidade da coroa e comparar com a densidade do ouro. O problema complicado era como medir o volume da coroa sem a derreter. Arquimedes descobriu a solução quando entrou numa banheira com água e observou que o nível da água subia quando ele entrava. Concluiu então que para medir o volume da coroa bastava mergulhar a coroa em água e calcular o volume de água deslocado, que deveria ser equivalente. Conta-se que ele saiu nu, correndo pelas ruas e gritando eufórico: “Eureka! Eureka!” (Achei! Achei!). “O Princípio de Arquimedes” foi como ficou conhecida a descoberta do grande cientista grego.

Deixe uma resposta