By Paulo QueirozTinto, Vinhos
Gaja Ca Marcanda 2003
Ca Marcanda é vinho com over-price, produzido com 50% Merlot, 40% Cabernet Sauvignon e 10% Cabernet Franc. Os três tipos de uvas são fermentadas separadamente e depois unidas para envelhecer por 18 meses em barricas de carvalho. Tem características de um Bordeaux: cor rubi profunda, frutas maduras, toques de chocolate, taninos um tanto agressivos, porem bem integrados. Este vinho é comercializado no Brasil pela Mistral. Tive a desprendimento financeiro de beber, nesta 3a feria de carnaval, no Restaurante Figueira Rubayat, por um preço impublicável.
Uma informação curiosa sobre o nome do vinho é que Ca’Marcanda significa “Casa da interminável negociação”, pois Angelo Gaja levou anos e centenas de horas para convencer o antigo proprietário a lhe vender a propriedade, onde em 1996 construiu Ca’Marcanda Societa’ Agricola Per Azioni.
Um pouco mais sobre Ângelo Gaja: Giovani Gaja abriu em 1859 uma pequena taverna na cidade de Barbaresco onde servia seu próprio de mesa. O sucesso da família deve-se a obstinação das quatro gerações que dedicaram suas vidas pela qualidade na produção de vinhos. Ângelo Gaja assumiu os negócios da família em 1961 e foi o grande responsável pela criação de grandes clássicos mundiais.
Este post original é de 2009, mas infelizmente o preço do Ca Marcanda só fez aumentar. Atualmente uma garrafa da safra 2013 chega a R$1.700 na Mistral. O vinho é muito bom, mas não vejo como pagar um preço como este.
Um aviso importante aos leitores, Angelo Gaja possui várias versões desse vinho. O Ca Marcanda deste post é o rótulo vermelho. Ele ainda produz o Ca Marcanda Magari, que é o meu preferido, com rótulo em preto. Produzem ainda o Ca Marcanda Promis com o rótulo em azul e um maravilhoso branco que usa verde brilhante, o Ca Marcanda Vistamare. Fique atento para não se confundir. Veja abaixo.

