By Paulo QueirozTinto, Vinhos
O Barca Velha que vai ficar muito muito velho.
Um dia desses fomos em 10 pessoas beber e escolher os melhores vinhos da noite. Por acaso era também o último jantar com os amigos na mesma empresa, afinal, depois de 18 anos mudei de empresa, de estilo de vida.
Conversa vai, conversa vem, um amigo de 25 anos, o Gini, vem com essa garrafa do Barca Velha 2000 e me oferece de presente. Uma homenagem. Fiz menção de abrir a garrafa e ele olhou para mim, sem nada dizer, mas gritando com os olhos…”guarda essa”.
O Barca Velha 2000 é um dos maiores clássicos da vinicultura portuguesa, com 26 mil garrfas produzidas. Pelo que pesquisei, possui cor densa e carregada. Aroma com fruta azul bem madura, cacau, chocolate, traços minerais. Muito complexo, profundo. Na boca é muito texturado, com ótima acidez, muito encorpado e cheio, com taninos vivos muito bem envolvidos no corpo do vinho. Final longo e complexo, focado na fruta e com toques amargos de chocolate.
Um vinho com touriga nacional, com potencial de guarda. No caso desta garrafa, a guarda será de muitos e muitos anos. Um brinde Gini.