By Paulo QueirozArtigos, Tinto, Vinhos
O vinho quadrado: Rosemount Show Reserve Traditional 2005
Rosemount Show Reserve Traditional 2005
Você compra o vinho pela aparência? Muitos entendidos vão dizer que isso é um absurdo e que um bom vinho é reconhecido por suas qualidade organolépticas (este adjetivo foi feito para você Cristiano Orlandi*). Mas a verdade inexorável é que a maioria dos mortais como eu, fica atraída pela embalagem e mesmo desconfiados compram um vinho por conta de seu visual.
Muito bem, visual de embalagem e apresentação é algo que a Rosemount conhece muito, tanto que produz esse vinho de nome Show Reserve McLaren Vale Traditional. Como você pode notar abaixo a embalagem do vinho não tem nada de “Tradicional”, ele tem uma garrafa com um inusitado fundo quadrado. Eu fiquei como criança com a garrafa na mão, pensando: “Mas que vinho é esse?”
Aberta com tampa de rosca, a garrafa apresenta um vinho tradicional realmente. Um emblemático Australiano de muita potência de álcool, frutas, com taninos sedosos, aromas de tabaco e especiarias em camadas, (exige decanter). Saboroso e com final de chocolate. Um vinho realmente delicioso para um dia frio e com a cara do atual estereótipo do vinho do novo mundo. Mistura de Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot. Atingiu 90 Pontos na Wine Spectator e como quase todos os vinhos apresentados aqui em Maio, uma excelente compra de 130 Reais.
Rosemmount se posiciona como um dos líderes da vinicultura Australiana com 40 anos de experiência.
* Cristiano Orlandi é amigo do NOSSO VINHO e editor do blog Vivendo Vinhos. Entre todos os blogueiros de vinho que conheço, Cristiano é o que melhor sabe descrever as características organolépticas do vinho.
