By Paulo QueirozTinto, Vinhos
Quinta Da Sardônia 2004 Ribeira Del Duero
Este vinho fantástico é produzido nos limites da denominação Ribeira del Duero pela Bodegas Quinta Sardonia ou Vinas De La Vega Del Duero. A Bodega é uma pequena vinícola criada por Peter Sisseck, winemaker do Pingus, um dos melhores e mais caros vinhos da Espanha.
Peter iniciou sua produção na Bodega Sardonia em 2002, com videiras plantadas no ano 2000, seguindo os princípios da Biodinâmica.
O sucesso anterior com o Pingus e o fato de Peter usar videiras jovens, criou uma expectativa da imprensa especializada.
O Quinta Sardonia, na safra de 2004 é uma mistura de 36% Tinto Fino, 30% Cabernet Sauvignon, 20% Merlot, 5% Syrah, 5% Cabernet Franc, 3% Malbec, e 1% Petit Verdot. Foge totalmente do padrão Tempranillo da Espanha.
Parker se encantou pelo vinho e atribuiu 96 pontos, colocando o rótulo entre os 100 melhores vinhos da Espanha.
Seu aroma é encantador, com presença de tabaco e cassis. Na boca se mostra maduro, com sabores em camadas de ameixa preta, carvalho e um toque de pimenta. O vinho é encorpado e no final tem um ataque interessante do alcool e dos taninos. Acredito que esta safra de 2004 possa melhorar com o tempo, mas já está maravilhosa para o consumo.
