By Paulo QueirozArtigos
Saiba classificar os vinhos espumantes
Primeiramente, o mais famoso espumante é o Champagne, vinho produzido no norte da França na região de mesmo nome. Entretanto podemos encontrar excelentes espumantes em outras regiões da França, na Nova Zelândia, , na Austrália, na Califórnia, no Brasil, além da Cave da Espanha e do Asti e Prosecco na Itália.
Champagne: Saiba como é feito:
Sobretudo na região de Champagne o espumante é produzido com corte de Chardonnay, Pinot Meunier e Pinot Noir, (estas duas últimas uvas são tintas). O grande diferencial dos espumantes são as bolhas, conseguidas através de um processo secundário de fermentação.
No sistema tradicional de produção, também conhecido como Champenoise, a fermentação secundária é feita na garrafa. Existem outros dois processos de produção mais modernos, em um deles a fermentação secundária é feita em tanques de inox, todavia, todos concordam que o espumante não fica tão bom quanto o produzido através do método tradicional em garrafa.
Em outro sistema de produção a bebida é “carbonada” e não existe fermentação secundária. Neste método, o carbono é injectado no vinho através de cilindros e consegue-se bolhas maiores e de vida mais curta. Consequentemente o espumante feito por carbonação tem qualidade inferior.
Tipos de Champagne
Eventualmente o Champagne pode ter muitas variações de sabor em função do corte e qualidade das uvas, mas também pela sistema de adição de açúcar. Existem as seguintes variações:
Brut ou Extra Brut: sem adição de açúcar e resultam em bebidas muito secas.
Extra-Sec: Seco
Sec: Meio Seco.
Demi-Sec: Doce
Doux: Muito doce.
Uma história que vale a pena conhecer é a de Dom Perignon
Pierre Pérignon nasceu em 1638 na cidade de Saint-Menehould na região de Champagne na França. Quando tinha 19 anos entrou na congregação Beneditina, servindo na Abadia de Saint-Vannes, na cidade de Verdun. Em 1668, transferiu-se para a Abadia de Hautvilliers perto da cidade de Epernay. Ele serviu como mestre de adega da Abadia, até sua morte em 1715.Naquela época a fermentação em garrafa do Champagne era um problema enorme para viticultores. Quando engarrafado em uma época fria, o Champagne poderia literalmente virar uma bomba, pois nos períodos de calor a pressão nas garrafas aumentava muito, explodindo as rolhas e muitas vezes criando uma reação em cadeia em muitas garrafas. Dom Pérignon trabalhou intensamente para resolver este problema, selecionando cepas para a produção, trabalhando com garrafas mais pesadas e mais resistentes e criando a rolha presa por arame, empregados até hoje. Em 1718, a Canon Godinot publicou o conjunto de regras de vinificação de Champagne criadas por Dom Pérignon. Entre essas regras havia o detalhe de que um bom vinho Champagne só poderia ser feito a partir da Pinot Noir.
Prosecco
Oriundo da região do Vêneto no norte da Itália, este espumante é feito através com método moderno da fermentação em tanques. Suas principais características são a leveza, a cor pálida, eventualmente o sabor de amêndoas e são um pouco mais doces que a maioria dos espumantes. Muito fáceis de beber.O Consórcio Valdobbiadene produz os melhores Proseccos. Experimente Prosecco com queijo ou aspargos.
View Larger Map (mapa da região).
A DOCG Valdobbiadene é reconhecida por sua cor pálida amarelo-palha, pelo seu corpo leve e sabor furtado e floral. Aqui a lista dos produtores deste Consórcio
Stana
Via Cima
31049 Santo Pietro di Barbozza Valdobbiadene (TV)
Vigneto Vecio
Via Grave, 8
31049 Santo Stefano di Valdobbiadene (TV)
Bisol Desiderio & Figli
Via Follo, 33
31049 Santo Stefano di Valdobbiadene (TV)
Bortolomiol S.p.A.
Via Garibaldi, 142
31049 Valdobbiadene (TV)
Le Bertole
Via Europa, 20
31049 Valdobbiadene (TV)
Campion
Via Campion, 2
31049 San Giovanni di Valdobbiadene (TV)
Rive del Bacio
Strada Barbozza, 24
31049 Santo Pietro di Barbozza – Valdobbiadene (TV)
Al Canevon
Via Cal Piandre, 10
31049 Valdobbiadene (TV)
Cantina Produttori di Valdobbiadene
Via San Giovanni, 45
31030 Santo Giovanni di Valdobbiadene (TV)
Boccador di Cozza Paolo
Via Colmello del Col, 8
31049 Guia di Valdobbiadene (TV)
Ca’ dei Zago
Via Roccolo, 2
31049 Santo Pietro di Valdobbiadene (TV)
Cepol
Via Rocat e Ferrari, 28
31049 Saccol di Valdobbiadene (TV)
Funer
Via Villa, 14
31049 Santo Stefano di Valdobbiadene (TV)
La Casa Vecchia
Via Callonga, 8-12
31049 Santo Stefano di Valdobbiadene (TV)
Le Colture
Via Follo, 5
31049 Santo Stefano di Valdobbiadene (TV)
Rebuli Michele
Via Strada di Saccol, 30
31049 Saccol di Valdobbiadene (TV)
Roccat
Via Roccat e Ferrari, 1
31049 Valdobbiadene (TV)
Vigna Sancol
Piazza Canello Ugo Angelo, 4/A
31049 Guia Di Valdobbiadene (TV)