9 opiniões nada científicas sobre o Vinho

Aqui vão 9 opiniões do autor desse blog sobre o vinho. Elas nada tem de científicas e nem são do tom comum.

1. Vinho bom é vinho caro.

Bobagem, existem muitos vinhos caros que não agradam e o preço tem mais haver com a raridade e a demanda. Mas acho mais fácil encontrar uma pérola na praia do que um vinho fantástico e baratinho.

2. Guardar vinho por 20 ou 30 anos.

Acho pura maluquice, coisa mesmo de colecionador. Afinal se o objetivo é apreciar o vinho, seria uma temeridade esperar tantos anos. E se o vinho estraga? Ou prior, e se você estraga?

3. Todo amante de vinho é enochato.

Preconceito. Quando se gosta de algo procura-se aprender mais e mais e comentar sobre o assunto com quem está interessado. O que fica chato é ir a um jantar, escolher um bom vinho e ficar o tempo todo rodando taça e falando das características da bebida. O bacana mesmo é curtir a bebida e as histórias dos amigos, com boas risadas.

4. Todo crítico de vinho é tendencioso e a pontuação não vale absolutamente nada.

Bem, isso também não concordo. Claro que muitas vezes os críticos são tendenciosos e acabam até gerando tendência, mas a pontuação de críticos ou empresas conhecidas nos ajudam a ter um norte sobre o prestígio da bebida. Se a pontuação condiz com o seu gosto pessoal, isso é outra coisa.

5. Os ritos do vinho são uma bobagem, pura frescura.

Eu gosto muito dos ritos de escolher uma garrafa na adega, olhar o rótulo com cautela e detalhe. Colocar o vinho na temperatura ideal para consumo, usar um tradicional abridor de dois estágios, usar uma bela e translúcida taça de cristal. Beber o vinho sobre uma linda toalha branca de mesa. Isso tudo cria um clima agradável. Porém não sou nem um pouco adepto de “cheirar” rolha e “virar” insistentemente a taça.

6. Os blogs sobre vinho são uma bobagem e a maioria dos autores não tem conhecimento para tanto.

Não sei se isso é verdade ou não mas confesso que não dou a mínima para essa opinião. A grande satisfação desse blog é registrar a opinião e experiência dos amigos com o vinho, bem como as minhas. Ao longo da jornada vamos aprendendo juntos e tudo fica aqui registrado para consulta e debate.

7. Depois de aberta a garrafa o vinho deve ser todo consumido ou descartado.

Eu concordo totalmente. Por mais que usemos métodos de conservação, o chamado vinho amanhecido não é a mesma coisa, oxida, fica chato e não vale a pena perder mais tempo com ele. É triste, mas acho melhor jogar fora o que sobrou ou chamar mais gente para terminar.

8. Beber todos os dias faz mal a saúde.

Pode ter certeza que faz. Eu não acredito nas estatísticas médicas de 1 ou duas taças por dia. Não deveríamos beber diariamente, seja a quantidade que for. Na melhor das hipóteses, beber todos os dias vai lhe criar uma barriga.

9. Vinho é ótimo para relaxar.

Ah eu concordo na íntegra. Jamais tomaria um calmante, mas sim uma boa taça de vinho. Somente o sexo relaxa mais que o vinho e se puder ter os dois, então bingo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More