Vigneto Montesodi Riserva Chianti Rufina DOCG 2005

Castello di Nipozzano é o mais conhecido produtor da região de Chianti Rufina e pertence a família Frescobaldi, banqueiros de Florença no século XIII que entraram no negócio do vinho no ano de 1346. Imagine você esta tradição.

O Castelo Nipozzano entrou para a família Frescobaldi no século XIX, quando Leonia degli Albizi se casou com Angiolo de’ Frescobaldi.

A região de Rufina fica praticamente nos subúrbios de Florença e foi lá mesmo que tive o primeiro contato com os vinhos desse produtor. Estávamos no Gilli, uma espécie de confeitaria / café na Piazza dela Repubblica, (foto do topo).

Bem o vinho deste post é o Vigneto Montesodi Riserva Chianti Rufina DOCG 2005, [ainda não provei este vinho]. Segundo pude pesquisar, é um dos melhores produtos do Castello Nipozzano, feito com Sangiovese e Cabernet Sauvignon, com estágio por 18 meses em barricas de carvalho e 6 meses na garrafa antes da comercialização. Sua primeira safra foi em 1974.

Segundo o produtor, a safra de 2005 foi muito bem sucedida, resultando em um vinho musculoso, com aroma e sabores de fruta madura. Aqui no Brasil o vinho é comercializado pela wine.com.br

Espero conferir pessoalmente esta história ainda esta semana.

 

montesodi

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More