Vinho e a escultura de Brecheret

Hoje estava em frente ao Monumento das Bandeiras e ouvi na Rádio CBN que o SESC Vila Mariana apresenta uma exposição das obras de Victor Brecheret, muita coincidência. O Monumento das Bandeiras é a obra mais notável em São Paulo desse maravilhoso escultor modernista que nasceu italiano de Farnese. Outra coincidência: Passei a semana toda beliscando um Montepulciano D’Abruzzo da Farnese Vini.

Prometi que faria uma homenagem a este escultor aqui no NOSSO VINHO.

***

No UOL, Valéria Peixoto de Alencar, (que é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp) publica uma ótima biografia do escultor, da qual capturei alguns trechos. (Confira aqui na íntegra).

O escultor Victor Brecheret, considerado o pioneiro do modernismo na escultura brasileira, iniciou sua formação artística em 1912, estudando desenho, modelagem e entalhe em madeira no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo….  A geometrização das formas é uma característica marcante na produção de Brecheret a partir de 1923… Existem mais de 20 obras de Victor Brecheret em locais públicos, principalmente na cidade de São Paulo…

682470
Nada mais Paulistano que o Monumento as Bandeiras, apelidado de "Empurra"

Sobre o Montepulciano D’Abruzzo, não há tanto para falar. Um vinho tipicamente italiano, com taninos marcantes, algum sabor de carvalho, frutado, encorpado e fácil de beber, sobretudo com uma massa ao dente. Ou mesmo com uma Pizza no melhor estilo Paulistano. O vinho também é fácil de pagar, com preço bem amigo. É produzido pela Fasrnese, vinícola homônimo da cidade de Victor Brecheret. A Farnese produz outros bons vinhos que você pode ver aqui.

Farnese
Farnese

BRECHERET E A ESCOLA DE PARIS

SESC Vila Mariana

03/11 a 03/01.

(foto) Brecheret preparando os relevo para o Jockey Clube de São Paulo - Acervo Victor Brecheret Filho
(foto) Brecheret preparando os relevo para o Jockey Clube de São Paulo - Acervo Victor Brecheret Filho

Visite o Instituto Victor Brecheret

Foto do topo: “Duque de Caxias” Victor Brecheret

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More