Convento da Tomina Tinto 2004

Este vinho Português é recomendação da Luciene Neno. Ela encontrou o vinho em recente viagem que fez com o marido para a Europa. O produto é trazido ao Brasil pela Adega Alentejana que o classifica da seguinte forma:

“O aroma é Jovem, lembrando frutas vermelhas, passas e compotas. Fácil de beber, taninos muito redondos e harmoniosos, complexidade média e boa longevidade final de boca. Usa as castas Trincadeira, Aragonez, Alfrocheiro e Alicante Bouschet.

Estagiou 3 meses em barricas de carvalho francês. O nome deste vinho nos transporta na história. O Convento da Tomina, da Congregação de Nossa Senhora das Necessidades, foi erguido no final do século XVII em terras de contenda, ou seja, que eram disputadas por Portugal e Espanha. Apesar de ser uma região bastante seca, próximo ao Convento havia uma “mina” de água e daí surgiu o nome “tomina”. Este Convento teve grande influência sobre as aldeias localizadas na margem esquerda do Rio Guadiana. Prova disso é que até hoje, apesar do Convento estar em ruínas há muitos anos, várias aldeias no final de Agosto fazem a festa da Tomina, em homenagem a Nossa Senhora das Necessidades.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More